Sobre isto de voltar ao meu caminho
Na semana antes de ir de férias fui ao meu nutricionista Júlio Soares que já me acompanha desde o início de 2017 para lhe mostrar as análises que me tinha pedido em Junho e falar um bocadinho sobre como me andava a sentir.
Ora eu sabia que o verão com os seus gelados
Petiscos e muitas somersby me tinham trazido uns 3 kilos a mais e que não estava muito confortável com eles mas mais do que isso eu andava com um sono muito pior, com muito acne hormonal e sentia-me muito mas muito cansada. Para além disso comentei que andava a sentir que o meu corpo estava a demorar muito a recuperar fosse do Crossfit fosse do Yoga, eu sentia demasiadas dores no corpo nos dias a seguir.
Assim depois de analisar as minhas análises o Júlio percebeu que eu tinha tido uma grande queda de ferro desde as últimas análises que fiz, e estava com valores muito baixos também de zinco e magnésio, o que explicava este cansaço gigantesco e a demora a recuperar no pós treino. Para além disso, o facto de eu ter abusado no açúcar durante o verão fez com que uma grande crise de acne começasse a nascer na minha testa e nas costas e que fica ainda mais potenciada quando estou menstruada.
Portanto depois de falarmos um bocadinho sobre andar mais ansiosa e cansada
E andar também a descontar na comida, o objectivo é colocar-me novamente com mais saúde, mais energia e mais disposição e por isso recorrendo a alimentação de verdade e pouquíssimos suplementos tenho um novo plano alimentar que me vai ajudar a recuperar os meus valores normais. É óbvio que este plano contempla o facto de eu estar desconfortável com os 3 kilos que ganhei, mas mais do que isso aquilo que mais quero, é voltar a ter os meus valores normais e sentir-me novamente com energia.
E para mim isto é o mais importante de termos um profissional de confiança, e não andarmos sempre a saltar de nutricionista em nutricionista só porque não vemos os resultados que queremos num tempo tonto que colocamos como meta. Porque mudanças levam tempo, e se nos entregarmos nas mãos de um profissional e confiarmos no seu trabalho ele já sabe como o nosso corpo reage em diferentes fases e qual a melhor forma de atacar.
A verdade é que já não é a primeira vez que tenho quedas grandes de ferro
E o Júlio já sabendo disso reforça-me imenso todas as fontes para que se evitem descidas bruscas. Da mesma forma o Júlio também já sabe que eu tenho uma inclinação por doces e que quando estou emocionalmente mais em baixo é a eles que recorro mais facilmente, por isso chocolate negro está contemplado no meu plano (sim mesmo neste para voltar ao meu peso anterior).
E é exactamente isto que não tive durante anos, um acompanhamento linear por falta de compromisso da minha parte, porque como já expliquei antes, eu saltei de nutricionista em nutricionista à procura do plano mágico, e só quando decidi confiar num profissional por inteiro é que comecei a sentir resultados fiáveis e duradouros. Porque acreditem isto é mesmo um trabalho de equipa, e nós temos de fazer a nossa parte.
E sim as vezes acontece andar um pouco para trás como agora, mas é isso que um nutricionista que já nos conhece nos dá, a motivação para não nos esquecermos que se já conseguimos outras vezes agora não vai ser diferente.
Por aí, já encontraram o vosso nutricionista do coração ou continuam a saltar de consulta em consulta?