5 coisas que aprendi ao fazer um detox digital
Agosto foi o mês de apagar todas as redes sociais do meu telemóvel e fazer um detox digital. Na verdade apaguei tudo dia 30 de Julho e só voltei a instalar no dia 1 de Setembro e confesso que a sensação de voltar a ter redes foi meio estranha.
Não foi a primeira vez que fiz isto. Na verdade eu procuro quase todos os fins de semana limitar a minha utilização de telemóvel e acontece regularmente apagar propositadamente as redes à sexta-feira ao final do dia e só instalar na segunda. Já em 2019 tinha feito um mês inteiro de detox digital e até escrevi o post que podes ler: “Depois de um mês sem redes sociais estou de volta”.
E porque é que voltei a fazer um detox digital?
Acho que foi uma mistura de vários fatores. A verdade é que desde que me tornei empreendedora passei a uma maior presença online. A Surya Cristais e as aulas de Yoga Online passaram a dominar os meus dias e apesar de ter aberto a Casa Lagom em Maio não dá para negar que muito do meu trabalho era feito online.
Ora como escrevi no post que assinalou o meu regresso “Regressar à escrita num blog em 2021”, hoje em dia os especialistas em marketing de conteúdo dizem que temos de alinhar todas as nossas estratégias para produzir o melhor conteúdo possível para o nosso negócio e de repente eu comecei a sentir que só respirava cristais e yoga. Atenção, eu amo o que faço, mas mesmo as pessoas que amam o que fazem se sentem às vezes cansadas.
A juntar a isto, quando regressei das duas semanas em que estive nos Açores em Junho entrei no mês de Julho completamente a abrir para terminar um projeto grande em que estou envolvida e isto começou a trazer-me noites mal dormidas, crises de ansiedade e pontadas no peito, ora conhecendo-me be meu sabia que o meu corpo estava realmente a avisar-me que precisava de se desconectar mesmo ou não tivesse sido eu diagnosticada com Síndrome do Pânico em 2011.
Assim tomei a decisão em Julho de parar as aulas, parar a Surya e desligar-me de tudo.
Se deu medo? Muito, especialmente por ao início achar que ia perder clientes e ficar para trás mas depois deste tempo percebi que foi sem dúvida a melhor decisão que podia ter tomado e por isso deixo-te abaixo 5 coisas que aprendi ao fazer um detox digital
1 – Apreciar verdadeiramente o tempo
Como já não é a primeira vez que faço um detox digital eu já sabia que ia ganhar muito mais tempo, mas quando estamos realmente envolvidos nesta experiência apercebemo-nos que o tempo parece mesmo infinito e dá para tudo.
Apesar de eu não passar muito tempo a fazer scroll nas redes sociais, o facto de ter três projetos diferentes com presença online faz-me estar bastante ligada e ao permitir-me desconectar acabei por ganhar tempo para conseguir colocar a minha leitura em dia que andava meio ao abandono por causa do excesso de trabalho, dar longas caminhadas, desfrutar da praia e simplesmente apreciar tempos mortos.
Eu sei que há muita gente que não gosta de estar sem fazer nada, mas eu que vivo com os dias cheios de tarefas, aprecio cada vez mais a beleza de ter tempo para contemplar o nada.
2 – A saúde é o teu bem mais valioso
Quando comecei com as pontadas no peito percebi que o meu corpo estava mesmo a entrar no red line e bastava mais um bocadinho para os ataques de pânico regressarem. E a verdade é que por mais Yoga e meditação que possa fazer se a mente e o corpo estão constantemente sujeitos ao stress mais cedo ou mais tarde vamos pagar a fatura.
Aquilo que mais aprendi com isto foi a importância de ouvir-me e de dizer não cada vez com mais assertividade, porque estar envolvida numa série de projetos que depois não me permitem desligar verdadeiramente acaba por me trazer muito mais problemas do que benefícios.
3 – Consegui voltar a centrar-me no que é importante para mim
Uma das coisas que me andava a incomodar muito é que a minha prática pessoal de Yoga começou a ficar afetada para além dos estudos. Já partilhei no Instagram que uma das coisas que mais me apaixona é ter tempo para continuar a investir na minha formação e Junho e Julho foram meses que devido ao excesso de trabalho, tive de deixar uma formação em stand by e pratiquei muito pouco.
Ora a minha prática pessoal de Yoga é algo que para mim não é negociável, tem de acontecer porque o meu dia é completamente diferente e porque como professora de Yoga tenho o dever de praticar aquilo que também peço aos meus alunos. Ver a minha prática ser afetada pelo excesso de coisas com que estive fez-me voltar a estabelecer prioridades e sem dúvida que agora a minha prática vem em primeiro lugar.
4 – Menos comparação e mais celebração pessoal
A comparação é uma coisa lixada. Podemos dizer frases bonitas de não vale a pena compararmo-nos mas a verdade é que todos o fazemos, eu pelo menos admito que o faço.
A questão aqui é quando a comparação começa a colocar em causa o nosso próprio valor. Foi isso que comecei a sentir nos últimos meses tanto na área do Yoga como na Surya, estava a deixar afetar-me por um grande síndrome do impostor e a colocar em causa tudo aquilo que tinha feito apenas por estar mais focada no que outras pessoas das mesmas áreas andavam a fazer.
Ao permitir-me desconectar consegui limpar esta poeira mental, focar-me no trabalho que desenvolvi e acima de tudo CELEBRAR AS MINHAS CONQUISTAS e o meu caminho. Que é meu e de mais ninguém.
Ao regressar fiz uma coisa: bloquear todas as contas que me estavam a causar esta sensação, assim não tenho a tentação de ir ver o que andam a fazer e foco-me somente em mim.
5 – Uma mente limpa produz ideias infinitas
Não há nada mais acertado do que isto. Antes de fazer este detox digital eu sentia-me cansada mentalmente e isso refletia-se na pouca criatividade com que andava.
Não queria publicar nada, não me apetecia escrever, e não conseguia olhar para os meus negócios com uma visão de futuro. Sentia-me estagnada e sem vontade de sair dali.
Ao permitir-me desconectar aconteceu uma coisa engraçada: durante as duas primeiras semanas eu não queria mesmoooo pensar em trabalho, foi só mesmo praticar yoga e passar todos os dias na praia, mas na terceira semana quando estive na Suécia as ideias começaram a aparecer em catadupa para tudo e sem eu me esforçar.
Foi nessa semana que senti vontade de regressar ao blog e foi nessa semana que muitas coisas para o futuro se alinharam na minha mente. Dei por mim a ter de recorrer ao bloco de notas regularmente porque estava com a mente pulsante.
Depois destas 5 coisas que aprendi ao fazer um detox digital
Decidi que vou mantê-lo ao fim de semana, apagando as redes sociais nestes dias e nas minhas próximas férias que serão em Dezembro voltarei a apagá-las durante o período de pausa.
E tu, já fizeste algum detox digital? O que pensas sobre o assunto?
Aproveito para te deixar uma sugestão literária, o livro Minimalismo Digital que aborda exatamente a importância de reduzirmos o tempo que passamos online.
Nota: Este livro surge com o meu link de afiliada wook. Se o quiseres comprar, basta clicares no link que deixei no texto ou na imagem e fazeres as tuas compras normalmente. Não existe nenhum custo extra para ti e ajudas-me a comprar mais livros.