
Porque ter ido à televisão foi importante para mim?
Pois, quem esteve atento às minhas redes a semana passada percebeu que fui ao programa A Tarde é Sua da Fátima Lopes na tvi, e à noite, quando já estava em casa fiz um instastorie a dizer que esta ida à tv tinha tido uma grande importância para mim e que iria a seu tempo explicar no blogue. Pois cá estou eu, para vos contar
Há dois anos recebi um convite para ir a este programa e rejeitei.
O tema era exactamente o mesmo, superação de distúrbios alimentares. Na altura foi uma decisão que me deixou muito dividida, porque eu sabia que ia ser uma oportunidade importante para o blogue ficar mais conhecido e crescer, mas naquele exacto momento em que o convite chegou eu estava doente. Quem me acompanha por aqui e quem viu o programa a semana passada, sabe que fiquei doente por causa de uma dieta em 2016. Foi exactamente essa dieta que me levou ao hospital e que me fez dar um basta em toda a obsessão doentia que vivi durante 15 anos. Ora quando o convite chegou eu estava a lidar com restrição alimentar versus compulsão alimentar e por isso ir à televisão falar de superação de um distúrbio alimentar quando estava novamente embrulhada nos meus demónios ia totalmente contra os meus valores. E por isso disse que não, inventei uma desculpa e não fui. Lembro-me perfeitamente de ficar atenta a esse programa para ver quem ia no meu lugar. E lembro-me de perceber o sucesso que esse blogue teve após a ida à tv. Fiquei a remoer muito na minha decisão, mas percebi que se queria curar-me tinha que ser verdadeira comigo e isso implicava não aceitar falar de uma coisa se ela não estava realmente tratada.A vida andou ao seu sabor, e o ano passado um novo convite chegou, algures por esta altura.
Um novo convite exactamente para o mesmo tema e para o mesmo programa. E eu, mais uma vez rejeitei. Na altura eu expliquei que não queria estar a abordar o tema da bulimia, porque preferia focar-me mais na questão de ter voltado a ficar doente aos 30 anos por causa de uma dieta, e todo o impacto que as próprias redes sociais tiveram para eu ter ido parar ao hospital. A menina que me contactou entendeu o meu ponto de vista e ficamos por ali. Até que exactamente um ano depois voltou a surgir o convite e eu… aceitei sem medo. E ao ter aceite falar exactamente sobre o tema que rejeitei duas vezes eu percebi que o tinha feito porque o assunto dentro de mim ainda não estava devidamente sarado. Não, eu não voltei a vomitar depois dos 24 anos, mas desde que voltei a ficar doente em 2016 e decidi curar-me, todos estes assuntos vieram à tona e trouxeram com eles marcas que precisavam de tempo para cicatrizarem. E agora, ao aceitar sem reservas dar o meu testemunho, eu sei que estou definitivamente em paz com este assunto.E isto acabou por me mostrar uma coisa: eu sou uma mulher do caraças.
Porque soube respeitar os meus valores, porque soube ouvir a minha intuição quando me dizia que ainda não era a altura certa, mesmo que estivesse implicado o retorno do que uma ida à tv implica. É provável que outras pessoas no meu lugar tivessem dito que sim à primeira sem pensarem muito bem se isso lhes iria fazer bem. Afinal de contas vivemos na época dos likes e dos seguidores não é? E uma ida à tv acaba sempre por nos trazer isso. No entanto como eu sempre escrevi aqui, o Lolly Taste existe enquanto eu sentir que faz sentido e enquanto me fizer bem, ora se eu tivesse aceite não estaria a ser verdadeira com quem me segue e acima de tudo não estaria a ser verdadeira comigo própria. E assim foi, fui ao A Tarde é sua a semana passada e foi uma experiência espectacular. Adorei a maquilhagem e o cabelo, tive a minha Andreia Moita a acalmar-me e a registar todos os momentos e adorei conversar com a Fátima. Ela é sem dúvida uma excelente profissional e tornou a nossa conversa tão agradável que eu nem me dei conta que estive em directo praticamente meia hora. Foi espectacular e saí da TVI de coração cheio pelo carinho que recebi.Esta experiência fez-me perceber mais uma vez que eu não preciso de ter milhares de seguidores.
Nem sequer preciso de me tornar uma blogger famosa, cheia de coisas a acontecer, de marcas, patrocínios e tantas outras coisas. Eu sou feliz com esta comunidade bonita que construo todos os dias. Sou feliz com todas as pessoas que me acompanham, que se identificam com o que escrevo, que me enviam mensagens a agradecer pelas minhas partilhas e que dia após dia estão por cá. Não precisam de ser milhares, para mim basta que aquilo que escrevo já faça diferença na vida de uma pessoa para eu ficar feliz. E é isto que quero que retenham, seja aqui no Lolly Taste, seja numa ida à tv eu sempre transpareci a maior honestidade possível e sem dúvida nenhuma que é com esta honestidade e verdade que poderão contar sempre da minha parte. Obrigada por continuarem desse lado.
You May Also Like
A vergonha de um antidepressivo
March 16, 2017
Fazer dieta. 5 razões para guardares para ti.
January 16, 2017
Eu não sinto amor próprio todos os dias e é OK
November 13, 2017
Patrícia Zen
Vânia, és uma mulher do caraças também porque nos ajudas a ser do caraças todos os dias! A tua partilha tão humilde e generosa é sem dúvida uma inspiração. Obrigada por me deixares fazer parte deste teu mundo. Recebe de mim um abraço imenso, com muito carinho.
vânia duarte
Patrícia Zenoh patricia caramba que mensagem boa esta 🙂 obrigada mesmo pelo apoio, fico sempre a achar que não mereco tanto, por isso obrigada mesmo <3
Miguel
Não precisas de referir a tua honestidade porque isso é algo que se sente e transparece sem esforço nenhum.
Tu és verdadeira em todo o teu ser e isso é tão especial e tão raro.
Sabes exactamente o que interessa e o que é importante, não quantidade mas sim qualidade.
Agora mais pessoas saberão aquilo que és e que vales mas eu já sei disso há muito tempo e posso afirmar que não te moldas nem te transformas com qualquer tipo de publicidade.
Continuas como és, um ser perfeito com todas as tuas imperfeições <3
vânia duarte
Miguele é por isto que sou eternamente grata a ti porque me ajudas a crescer todos os dias <3
Andreia Moita
A tua força, energia e autenticidade é que fazem de ti esta miúda especial capaz de dizer com toda a verdade e respeito por si própria aquilo que acabas de contar. É isso que as pessoas veem quando olham para ti, não são os likes, e isso é maravilhoso!!
(sou tua fã!)
vânia duarte
Andreia Moitaminha parceira que esteve sempre ali ao meu lado a acalmar-me 🙂 obrigada de coração por confiares em mim.
Catarina Cachão Bragadeste
Olá Vânia!
Encontrei o seu Blog por acaso, numa pesquisa no google. O blog está muito giro e apelativo! Está de parabéns!
Fico MUITO contente que esteja mais apaziguada e tranquila com o seu comportamento alimentar.
Da minha parte disponha sempre. Um beijinho, Catarina C. Bragadeste
vânia duarte
Catarina Cachão BragadesteOlá querida Catarina, muito obrigada pelo seu carinho, nunca esquecerei que é parte fundamental neste meu processo de mudança física e psicológica 🙂 um grande beijinho