Nunca desistas de ti
Quando decides que está na hora de mudares de vida. Que está na hora de cuidar mais de ti e dos teus sonhos, tens de ter bem ciente desde o início, que o caminho nem sempre é linear. Tomar a decisão de olhares mais para ti não é de todo fácil. Mas percorrer toda a mudança que é necessária, é ainda mais complicado, e às vezes vem com muitos desvios.
Durante os anos em que eu comecei e terminei dietas, tive alturas de muita motivação. Alturas em que me sentia a maior, a mais bonita, a invencível. E nesses momentos, sempre acreditei nas minhas capacidades. O problema é que eu nunca aceitei que podia falhar nesta coisa de procurar uma vida equilibrada e infelizmente o falhar faz parte.
E é neste não aceitar que podemos falhar que reside o problema.
Porque mais do que motivação tu precisas de ter bem ciente que vão acontecer desvios. Vais ter dias de tristeza e de desmotivação. Vais tomar muitas decisões palermas, que na altura te parecem as mais acertadas. Até conseguires olhar de forma imparcial e perceberes que andaste demasiado tempo à deriva. Vais cair algumas vezes. E acima de tudo vais duvidar muito de ti e comparar-te demasiado com o sucesso que os outros têm e tu não.
Tudo isto faz parte. Faz parte do caminho que tu escolheste para ti. Faz parte acima de tudo da tua mudança. Cair vai ensinar-te muito sobre as tuas próprias capacidades de resiliência, essa é a mais pura das verdades.
Não te vou dizer que sempre que caíres vais perceber o quanto és forte e levantares-te ainda com mais força. Na verdade vão haver muitas vezes em que vais cair e ficarás por lá algum tempo, até perceberes que mesmo tendo dado um passo em falso, estás efectivamente mais longe do onde estavas quando decidiste que valia a pena apostar em ti.
Eu falhei muitas vezes. Caí muito e chorei ainda mais.
Foram 15 anos em que lutei a favor de mim e contra mim. Foram 15 anos em que duvidei muitas vezes das minhas capacidades. E foram esses exactos momentos que me deixaram mais em baixo. Porque cair faz parte e quando tens noção disso consegues lidar com as coisas de outra forma. Agora quando começas a desistir de ti o assunto é outro.
Porque ninguém o pode fazer por ti. Podes ter ajuda externa, que te dá as ferramentas necessárias para começares a traçar o teu caminho de mudança. Mas tens de ser tu a ter a coragem suficiente para agarrar nessas ferramentas e começares a dar passos rumo aos teus objectivos. E se te falha essa confiança que és capaz, se te falha a coragem suficiente para acreditares que és capaz ninguém te conseguirá ajudar.
A verdade é que mudar de vida exige acima de tudo tempo e paciência.
Exige que entendas que mais vale andar devagar do que estar parado no ponto que já conheces e que te faz infeliz e é por isso que não podes em momento algum duvidar de ti. Do quanto podes conseguir. Do quanto és capaz. Do quanto queres chegar ao fim.
É a essa força que tens de te agarrar quando existirem desvios. Esquece os outros. Esquece as selfies em frente aos espelhos. Esquece os pratos com comida impecavelmente bem posicionada para uma fotografia de instagram. Esquece o progresso alheio. Olha para onde estás hoje e aceita que podes até estar a dar passos de bebé, mas estás efectivamente a andar rumo à tua mudança.
E isso é mais do que suficiente para teres orgulho em ti. E perceberes que está somente nas tuas mãos alcançar uma vida mais plena e mais equilibrada.
Gostava que me lesses como se estivesse bem junto a ti neste momento. Acima de tudo gostava que usasses todos os sentidos do teu corpo para assimilares estas palavras:
Kéké
Estou bem junto a ti neste momento.
Estarei a teu lado todos os dias da minha vida, no que depender de mim.
É essa essência em ti, essa tua luz, esse teu poder, que me fazem cada vez gostar mais de ti.
És tu, Vânia, és tu.
Sei e sinto, cada vez mais, que o teu lugar será sempre de mão dada comigo, nesta caminhada, sabes?
Um beijinho no coração
Kéké
vânia duarte
Kékéoh <3 que carinho bom, que palavras tão boas de ler. muito obrigada é tudo recíproco acredita <3
Anabela Costa
Podes não acreditar que, desde que mudei os meus hábitos alimentares para o vegetarianismo, o caminho nunca podia ter sido mais fácil.. Juro que pensei que não iria conseguir, mas a minha vontade de querer mudar falou mais alto, e não podia ficar mais contente com esta decisão. Foi a melhor escolha que fiz, e o meu corpo agradece.. Tenho pena em não ter feito esta mudança mais cedo.. Mas há sempre uma razão de ser.. e o agora foi a melhor altura! Um beijinho grande
vânia duarte
Anabela Costaquando deixei de comer carne o ano passado depois de ter ficado doente também senti uma mudança incrível e acredito que me ajudou muito na minha recuperação 🙂 um grande beijinho 🙂
Susana
Eu leio-te sempre como se estivesses junto a mim. 🙂
Beijinho grande.
vânia duarte
Susanaawwwwwww <3 obrigada 🙂