• Sobre mim
  • Yoga
  • Aulas de Yoga
  • Thai Massagem
  • Blog
  • Contacto

Vânia Duarte

04 Sep 2017
Receitas

Páginas Salteadas: Bolo de iogurte que cheira a memórias de infância

Novo mês e um novo livro que chega acompanhado de um bolo de iogurte.

Setembro chegou, rápido e a relembrar que faltam 4 meses para o final do ano. E caramba se este 2017 que está a ser tão mágico, não está a passar rápido de mais. O novo mês traz recomeços, traz desejos de novas metas e traz também um novo livro para o Páginas Salteadas. E eu fiquei encarregue de dar início a mais um mês de inspiração culinária desta vez com o amoroso livro “The Tale of Peter Rabbit”.

Acho que nunca foi tão fácil para mim escolher a receita que iria acompanhar um livro. Afinal de contas este livro fez parte da minha infância tal como o Bolo de Iogurte. Consegues acreditar que sempre fui tão feliz com este bolo e há anos que não o comia?

É o bolo que imediatamente me faz lembrar da minha mãe e da casa com cheiro a Domingos sem pressa. Foi o primeiro bolo que me ensinou a fazer e era o bolo que fazia sempre que eu estava doente, acompanhado com uma boa caneca de leite. bolo de iogurte fofo

Enquanto o fazia, num Domingo que começou de uma forma tão especial, lembrava-me das tardes na cozinha com a minha mãe. A colocar os dedos para lamber a massa enquanto ela se distraia a ver a temperatura do forno. Lembrei-me também de um dia em que lhe quis fazer uma surpresa e decidi fazer o bolo numa panela porque não sabia mexer no forno. Claro que correu mal e o bolo queimou. Lembro-me de chorar imenso quando ela chegou a casa. Senti-me triste e desiludida comigo própria por ter falhado. Mas ela, com aquela paciência e amor que só as mães conseguem ter, apesar de cansada, segurou-me pela mão e foi fazer um novo bolo comigo.

 bolo de iogurte de morangoE acaba por ser engraçado lembrar-me desta história, porque a minha mãe sempre me disse para não mexer no fogão, mas eu, tal como o Peter Rabbit, decidi ser teimosa e fazer o que me apeteceu. E se o Peter podia ter tido o mesmo destino que o pai e acabado numa tarte de Mr. Mc Gregor, eu podia ter-me queimado.

A verdade é que no livro não é claro que a mãe do Peter saiba o que ele fez, mas a verdade é só uma meus amigos: As mães sabem tudo, e aquele chá de camomila que a mãe do Peter lhe faz, enquanto o aconchega mostra bem o quanto o radar das mães está ligado.

E uma das coisas que eu mais amo nos livros infantis, é que independentemente de sermos adultos, trazem ensinamentos para a vida e nós seja em criança seja em crescidos temos um verdadeiro fascínio pelo proibido.

receita de bolo de iogurte humido

A grande diferença e isto é dos maiores ensinamentos que este livro me deu, quando o li agora em adulta é que algures pelo meio desta caminhada que é a vida nós perdemos a capacidade de arriscar. Passamos a pensar mais vezes com a cabeça do que com o coração. Passamos a ser mais cautelosos, a medir mais as nossas opções e escolhas. Passamos acima de tudo a pensar demasiadas vezes, como seria se fizéssemos aquilo que realmente queremos, mesmo que do outro lado exista o desconhecido.

É óbvio que não acho que devemos ser inconscientes e andar a tomar decisões como se o mundo não importasse, mas a verdade é que em adultos pensamos demasiado naquilo que os outros podem pensar de nós, das nossas ações e das nossas escolhas e acabamos castrados. E isto é uma coisa que felizmente a infância não tem.

eceita de bolo de iogurte saudavel

Porque a verdade é que quanto mais cresço neste mundo de adultos, mais percebo que as pessoas têm medo de procurar a felicidade. Têm medo de largar o conforto daquilo que já conhecem, para perseguir algo que não sabendo se vai correr bem, lhes pode efectivamente trazer coisas boas.

E isto das coisas boas, pode-se tirar até das coisas más sabias? Porque mesmo que corra mal, tal como correu com o Peter, vais ter sempre dentro de ti a certeza que só tentando é que podias saber se era bom ou não. E se ficares aí, com medo do que não conheces a vida passa e tu passas com ela.

Aceita a minha sugestão. Vai para a cozinha e faz o teu bolo favorito. Se for bolo de iogurte óptimo, se não for óptimo na mesma. Coloca o coração e todos os sentidos nesse bolo. Recorda-te lentamente dos teus sonhos de infância. Lembra-te dos amores, dos desejos. Lembra-te das mil profissões que querias ser. E lembra-te de todas as vezes que a tua mãe te disse para não fazeres uma coisa…e tu fizeste.

Depois, senta-te no teu sofá, com uma boa chávena de chá e uma fatia do teu bolo mágico e pensa no que gostarias de mudar agora mesmo se pudesses. Fecha os olhos, dá uma trinca e saboreia. Sentes o sabor mágico dos teus sonhos de infância?

Agarra-os com força e ganha coragem para correres atrás 🙂

Queres comer um delicioso bolo de iogurte?

Ingredientes

6 ovos
1 iogurte de framboesa e mirtilo (podes escolher o aroma que quiseres)
3 medidas de farinha de aveia
2 medidas de açúcar de coco
1/2 medida de óleo de coco
2 colheres de café de fermento

Usa o copo de iogurte como medidor

Preparação

  1. Separa as gemas das claras. Bate as claras em castelo e reserva.
  2. Junta o açúcar às gemas e bate muito bem.
  3. De seguida adiciona a farinha, o fermento, o iogurte e o óleo e continua a bater até obteres uma massa cremosa.
  4. Junta por fim as claras e mistura tudo muito bem. Quando a massa começar a fazer bolhas está pronta para ir ao forno, pré-aquecido a 180 graus.
  5. Coloca a massa numa forma untada com manteiga e farinha leva ao forno até o bolo ficar dourado. Como a farinha usada é a de aveia, é normal que o bolo não cresça muito. Mas não te preocupes porque fica igualmente delicioso.
  6. Espeta uma faca no bolo, se esta sair seca é porque está pronto. Faz um chá e aproveita para caçares sonhos.

Se ainda não sabes o que é o Páginas Salteadas, vê este post, e acompanha as minhas sisters durante Setembro, porque mais receitas deliciosas vão surgir.

Joan of July | Andreia Moita | As cavalitas do vento

10 Comments
Share

You May Also Like

Páginas Salteadas: Uma aventura com Pão de Queijo

July 4, 2018

Deliciosos Muffins de Espinafres e Banana

May 19, 2017

Páginas Salteadas: O Diário de Anne Frank e um Empadão de Legumes

March 25, 2019
  • Andreia Moita
    September 4, 2017

    Opah a infância. A época de ouro. E óbvio que o bolo de iogurte faz parte do meu imaginário também. Foi o primeiro bolo que eu também fiz com a minha mãe. E depois comecei a escrever todas as receitas num livro tal qual menina prendada. A minha primeira ideia para a receita sobre este livro também foi um bolo, curiosamente, mas mudei de ideias para outra memória da minha infância, para a semana vês ehehe! Ainda bem que tu o fizeste, pois um bolo tinha que estar ligado a esta história totalmente.

    Reply
    • vânia duarte
      Andreia Moita
      September 5, 2017

      acho que o bolo de iogurte faz parte da infância de toda a gente ahahahahha, é tão simples de fazer 🙂 Estou super curiosa com a tua receita 🙂

      Reply
  • Sandra
    September 4, 2017

    Um post cheio de carinho e lembranças! Obrigada 😊

    Reply
    • vânia duarte
      Sandra
      September 5, 2017

      obrigada eu por me ler 🙂

      Reply
  • Daniela Soares
    September 4, 2017

    Dá para mandar uma fatia cá para casa?ahah

    Beijinhos,

    Reply
    • vânia duarte
      Daniela Soares
      September 5, 2017

      aahahah já acabou 🙂 beijinho grande

      Reply
  • Kéké
    September 4, 2017

    Ohhhh, que aspecto bonito meu amor e que vontade imensa de o provar. Esse vosso Páginas Salteadas tem amor para dar e vender. Adoro!

    Reply
    • vânia duarte
      Kéké
      September 5, 2017

      obrigada baby tens de experimentar, ficou delicioso 🙂

      Reply
  • Miguel Oliveira
    September 5, 2017

    Nhamiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

    Reply
  • Ana Filipa Comendinha
    September 6, 2017

    Também é um bolo que me transporta imediatamente para a infância e para os fins de semana em família. Acho que foi o bolo que mais fiz com a minha mãe 🙂

    Reply

Leave a Comment Cancel Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Previous Post
Desafio 30 dias para criar um novo hábito. Alinhas?
Next Post
Muita Gratidão no coração e a Bless Woman Conference a não perder

Sou a Vânia e a minha missão é guiar-te através do Amor Próprio, do Yoga e da Thai Massagem para uma vida mais feliz e consciente, onde o que te define não são os números da balança ou a tua flexibilidade no tapete mas sim a capacidade de viveres na tua total verdade.

Compra os teus livros com o meu link de Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Basta clicares na imagem acima e fazeres as tuas compras normalmente. Não existe nenhum custo extra para ti e ajudas-me a comprar mais livros.

Surya Cristais – Loja Online

cristais da alma

Gostas de cristais? Tens curiosidade com o mundo cristalino e não sabes onde encontrar cristais de qualidade e extraídos em total respeito com a mãe natureza?

Visita o meu projecto Surya Cristais e deixa-te levar pela magia cristalina.

  • Home
  • Press & Media
  • Contacto

© 2010-2021 - Vânia Duarte - Todos os direitos reservados Site Powered by Pix & Hue.