Páginas Salteadas: Ode ao feminino com uma Mousse de Morango
O Páginas Salteadas deste mês vem com uma Mousse de Morango a acompanhar um livro cheio de girl power. Mulherzinhas, foi o livro escolhido para Abril e foi de tal forma intenso que o devorei em 4 dias.
Eu assumo que nunca tinha lido este livro.
E assumo com alguma vergonha confesso. Porque Mulherzinhas de Louisa May Alcott é um verdadeiro clássico sobre o poder feminino e coragem. Um livro que tendo sido publicado em 1868, não deixa de fazer sentido em pleno século XXI, onde por exemplo, ainda se continua a lutar pela igualdade salarial.
Mulherzinhas retrata a história de 4 irmãs – Jo (a minha pesonagem favorita), Meg, Beth e Amy que vivem com a mãe enquanto o pai se encontra ausente na Guerra Civil Americana. Estas mulheres vivem numa situação financeira bastante complicada e lutam diariamente contra o preconceito de se vestirem de forma mais modesta e não terem dinheiro para comprar coisas novas todos os dias. No desenrolar da história vamos percebendo a diferença entre as irmãs, com uma Jo revolucionária, que não se queria conformar com uma vida feita só para tratar de filhos e da casa. Jo acredita que as mulheres devem ter mais poder e devem ter o direito de escolher um trabalho e acima de tudo de toma decisões por elas próprias. Pelo contrário Meg por exemplo, sonha casar, ter filhos e cuidar da sua própria casa.
Mas apesar das diferenças entre as irmãs, este é um livro que fala também sobre o poder da família.
Sobre a entre-ajuda e acima de tudo sobre a importância de nos mantermos unidos em situações de desespero e de dificuldades. E no fim, uma das coisas mais poderosas deste livro é o grande ensinamento que é possível ser-se feliz sem se ter muito dinheiro. E é por isso que depois de o ler, acho mesmo que deveria ser obrigatório para todas as pessoas – mais novas ou não – que acham que o segredo da felicidade está no sucesso imediato e na exposição desmedida a qualquer custo. Acima de tudo este livro fala em dar valor às pequenas coisas. E só por isto já merece entrar para a lista dos favoritos dos últimos anos.
Para acompanhar esta leitura que tanto me entusiasmou
Decidi criar uma Mousse de Morango. Uma sobremesa simples – que também se pode tornar lanche por ser pouco calórica, muito simples de fazer e deliciosa. A verdade é que Mulherzinhas fala muito de aprender a saborear as pequenas coisas. E como este grupo de mulheres não tinha muitas posses, nada me fez mais sentido do que criar uma receita familiar. Com poucos ingredientes e que cabe em qualquer bolso. E é óbvio que escolhi morangos, por ser uma fruta bastante feminina e que eu tanto amo. Posto isto vamos à receita?
Ingredientes para Mousse de Morango
400 gr de Morangos
80 gr de açúcar de coco
1 iogurte Skyr natural
4 folhas de gelatina
2 claras
Preparação da Mousse de Morango
- Corta os morangos em pedaços mais pequenos e coloca-os numa liquidificadora. Depois reduz os morangos a puré.
- Coloca-os num tacho juntamente com o açúcar de coco e mexe devagarinho, até ficar morno.
- Junta as folhas de gelatina a este preparado e volta a mexer. Quando se dissolverem por completo, apaga o lume e deixa arrefecer.
- Numa tigela, bate as claras em castelo, depois junta o Skyr e o preparado de morangos que tens no tacho. Mistura tudo até ficar um creme uniforme.
- Divide em tacinhas e leva ao frigorifico entre 2h a 3h. Depois decora com o que mais gostares e está pronto para dividires com quem mais gostas.
Descobre outras receitas que já criei para este projecto inspiradas em diferentes livros
- Descomplica as manhãs com papas de aveia e maçã
- Salame de chocolate vegan e muito feliz
- Bolo de Iogurte que cheira a memórias de infância
Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto
Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento
Ana Beatriz
Nunca provei uma mousse de morango mas penso que deve ser absolutamente delicioso!!
Beijinhos ♥
vânia duarte
Ana Beatrizvale a pena experimentares 🙂
Andreia Moita
Li o livro quando era pequena, ainda sem lhe compreender todo o sentido. Mas já assim, adorei-o. E ficou sempre como sendo um dos meus preferidos. Vi depois os desenhos animados na televisão. Era incrível. Até gravava. Agora, mais tarde, quando o li, outra vez, fui capaz de lhe ver toda a beleza e ter a certeza que é uma história mesmo bonita. A tua receita está à altura, é doce, é cor de rosa e é simples, como as Mulherzinhas.
Beijinhos
Catarina (Joan of July)
Nada para dar errado! Adoro mousse de morango, não fosse o morango é a minha fruta favorita. 🙂
Anderson Gomes
Olá, qual é a quantidade de iorgute? É um copo de 100g ou 170g ou uma garrafa de 900g? Grato!
vânia duarte
Anderson GomesOlá Anderson. O skyr que compro é de 150gr.
Anderson Gomes
Posso substituir este iorgute Skyr por Coalhada Integral (Trevinho)?
vânia duarte
Anderson Gomesnão conheço esse produto, por isso não sei se ficará bem