#PerguntaeuRespondo 1
Se há coisa que eu gosto de receber são mails e comentários de quem me segue por aqui ou pelo Instagram @vaniafromlollytaste, gosto da troca de ideias, gosto de saber que há pessoas que se identificam com os mesmos problemas que eu e que acabam por perceber que não são as únicas no mundo a passar por problema x ou y.
Lembro-me especialmente quando escrevi este post sobre os meus ataques de pânico, de ter recebido bastantes mensagens e emails de pessoas a agradecerem-me por tê-lo feito, porque também passavam pelo mesmo e ou tinham vergonha de o admitir por se sentirem incompreendidas ou achavam que eram aves raras.
É bom sentir o vosso feedback, dá-me ainda mais força para continuar a escrever por aqui e por isso decidi fazer um post, com um resumo de algumas perguntas que me foram fazendo nos últimos tempos e como algumas foram feitas várias vezes, achei interessante partilhar por aqui.
Ora então cá vai.
1. Comes Hidratos à Noite
Bem eu confesso que não tenho uma regra para isto. Normalmente na maior parte dos dias não como, única e exclusivamente porque eu treino de manhã (às 07h) e portanto a maior carga de hidratos que consumo é antes e depois de treinar, ao almoço e ao lanche. Como à noite acabo por ter um dispêndio energético mais baixo opto por uma sopa ou vegetais com uma boa dose de proteína. Mas como disse eu não tenho regra e estou numa fase em que oiço muito o meu corpo, portanto se sinto necessidade de comer hidratos eu como, ainda ontem comi um bom cacho de uvas depois do jantar e não engordei 3 kilos por causa disso. E antes que venham os sabichões da internet dizer que eu devia comer hidratos sempre, esta é a minha abordagem, não está certa nem errada é a que funciona comigo e a que me deixa acima de tudo satisfeita 🙂
2.Que suplementação tomas? Usas Bcca?
Ui suplementação, tenho tanta coisa para dizer, ando para fazer um post sobre isto há algum tempo mas ainda não calhou. Neste momento a única suplementação que tomo é uma dose diária de proteína antes do treino. Já tomei muita coisa, bcca, glutamina, carnitina, bla bla bla mas deixei de o fazer, não sinto necessidade de me encher de suplementos quando consigo ir buscar grande parte dos nutrientes à minha alimentação e sejamos sinceros o meu objectivo não é profissional nem tão pouco ganhar o prémio da mulher mais fit do mundo, portanto não acho que tomar tanta suplementação para uma pessoa que apenas se quer manter saudável e com um corpo bonito faça sentido e hoje em dia há uma loucura tão generalizada à volta da suplementação, com pessoas a tomarem mil coisas sem saber para o que servem que até assusta.
Atenção que eu não sou contra a suplementação, sou sim contra pessoas que impingem mil suplementos a outros só porque sim.
3.Treinas de manhã, a que horas acordas e o que comes?
Eu treino em dois locais diferentes, na praia com os Outsiders Gym às 07 que é perto da minha casa, e na minha box do coração 351 no Restelo às 07.30. Tanto para um lado como para o outro eu acordo às 06.20, e como treino logo a seguir o meu pré-treino é sempre o mesmo, uma banana (hidrato) e um batido de proteína. Acabo por ter os dois nutrientes de forma bastante rápida e sinto-me sempre muito bem e cheia de energia para treinar.
4. Fazes “cheat meal”?
Quem me segue por aqui sabe que eu sou totalmente contra este conceito de cheat meal ou refeição lixo, odeio o termo de chamar à comida lixo e odeio acima de tudo a ideia de viver uma semana inteira a ansiar por uma ou duas horas do dia onde vou poder comer a refeição que ando a sonhar desde terça. E sou contra isto, porque eu já vos contei que no início do ano estive a fazer um plano extremamente rígido e que só me permitia uma refeição livre por semana e eu dei em doida, porque acabava por me descontrolar, acabava por andar a semana toda a pensar numa única refeição e a não desfrutar do resto da semana e acima de tudo esta abordagem foi uma grande culpada das minhas compulsões terem voltado.
Eu defendo o equilíbrio e é isso que procuro para a minha vida, defendo que temos de ser capazes de gerir um plano alimentar com pequenas batotas e que viver a vida preso a um dia da semana não é viver, é ser escravo de uma alimentação e isso para mim não dá.
5. Ainda tens ataques de pânico? Como os controlas
Felizmente os ataques de pânico na minha vida tornaram-se residuais e posso afirmar que já não tenho um grande ataque daqueles mesmo à antiga, de achar que ia morrer, de sentir o corpo totalmente fora de controlo e ter de ir para o hospital desde há quase dois anos. Vou tendo às vezes alguns picos de ansiedade (aconteceu por exemplo quando o Pablo faleceu), mas já os consigo controlar principalmente a nível de respiração.
Faço bastantes exercícios respiratórios e tenho um segredo que funciona mesmo para quando os batimentos cardíacos estão mais rápidos que é respirar para um saco de papel. Podem achar parvo, mas foi um médico que me ensinou este truque e a verdade é que funciona mesmo, por isso guardo sempre os sacos do celeiro em casa :).
Uma coisa que também aprendi a fazer foi a afastar-me das coisas que me criam ansiedade, vou dar-vos um exemplo que pode parecer parvo mas aconteceu-me. Sabem aquela série maravilhosa o Stranger Things? Eu era viciada naquela série, mas não sei porquê quando a via à noite a série criava-me muita ansiedade e eu acabava por dormir muito mal. Não era uma questão de ter medo, mas de uma forma qualquer a série conseguia deixar-me muito ansiosa, portanto deixei de a ver durante a semana e comecei a acompanhar só ao fim de semana, problema resolvido e crises de ansiedade controladas 🙂
E pronto espero que tenham gostado das respostas, tenho mais algumas perguntas que me fizeram, mas não queria deixar este conteúdo muito longo, por isso fica para outro post, e como é óbvio se tiverem perguntas, dúvidas ou sugestões de temas que gostavam de ver por aqui não deixem de falar comigo, por email – lollytaste@gmail.com, por mensagem no facebook ou por direct no Instagram.
Ana Sofia Santos
estou agora na area da suplementação (pelo menos vieram dar trabalho)
e pah acho tudo um exagero
a vida pode ser equilibrada com um bocado de tudo.
a parte que mais gosto e que eles tem, é agora o bio…
lollytasteblogvania
Ana Sofia Santossim há coisas muito boas mas também há muita coisa a mais e o pior não é tanto a oferta é existirem pessoas a tomar mil suplementos sem necessidade nenhuma 🙂
Miya
Vânia descobri o teu blogue recentemente e já fiquei fan, gosto muito da sinceridade que transmites ao escrever:) Eu sempre treinei ao final do dia mas vou ter de começar a treinar de manhã e estava muito confusa com o que haveria de comer, mas a tua opção de banana com batido parece-me excelente, obrigada por partilhares 🙂
lollytasteblogvania
MiyaOlá Mya e bem-vinda. Fico muito contente com este teu comentário, obrigada mesmo pelo carinho.
Quanto ao pré-treino é uma excelente opção e podes sempre escolher outra fruta caso te fartes de comer sempre banana 🙂 beijinhos