Páginas Salteadas: Uma aventura com Pão de Queijo
Este é provavelmente um dos livros mais improváveis que poderíamos ter aqui no Páginas Salteadas. Mas a verdade, é que foi mesmo o livro que escolhemos para celebrar Junho e a chegada do Verão e eu não vos consigo explicar o quanto me diverti a ler o livro “Uma Aventura na Amazónia”.
Uma das maravilhas deste projecto é colocar-nos a ler livros que dificilmente leríamos noutras circustâncias e é acima de tudo fazer-nos sair do nosso registo literário normal, para abraçar novas histórias. E isto é absolutamente incrível, porque nos ajuda a expandir os horizontes e o mais importante, dá-nos aquela sensação de surpresa boa quando terminamos um livro inesperado.
Quando era miúda eu devorava os livros “Uma Aventura”
E talvez o que me tenha marcado até hoje foi o de Sintra que era assim meio assustador. Ora voltar a ler um livro desta coleção passados tantos anos veio assim com um toque meio nostálgico das tardes infinitas que eu passava a ler. O que eu não estava à espera é que mais do que reviver o passado eu diverti-me imenso a ler o livro deste mês e demorei 3 dias para o terminar, porque queria saber sempre mais do que se ia passar com a Luisa, a Teresa, o João, o Pedro e o Chico.
O livro leva-nos a viajar até à Amazónia.
Tem cheiro a selva tropical quente e humída, tem um encontro de águas incrível entre o Rio Negro e o Amazonas, tem piranhas, botos, sucuris e indios. Tem sabor brasileiro e uma história de roubos e tráficos muito emocionante.
Criar a receita para este livro foi provavelmente a mais fácil de sempre, muito porque mesmo antes de o ler eu já sabia o que queria fazer: Pão de queijo, uma delicia de fazer perder a cabeça a qualquer um. Provei pão de queijo há alguns anos, quando trabalhei com um colega brasileiro e desde aí fiquei meio obcecada com aquilo. Ele levava para o trabalho e eu simplesmente não me controlava e comia bolinhas atrás de bolinhas. Foi então nessa altura que decidi que tinha de aprender a fazer e desde aí tem sido receita infalível cá em casa.
Uma coisa importante a reter é que esta receita de pão de queijo é tudo menos fit. E sim eu poderia ter tentado trocar os ingredientes e fazer uma receita mais saudável mas não me lixem, há coisas que sabem bem exactamente como elas são e confesso que me irrita um bocadinho esta moda de tornar tudo o que se come em “saudável”.
Este post que escrevi o ano passado fala exactamente sobre isto:
A magia do pão de queijo é que é provavelmente das receitas que menos trabalho dá. Para além disso, rende imenso e deixa qualquer pessoa com água na boca. Por isso sem mais demoras “vamo daí galera” aprender a fazer pão de queijo.
Ingredientes para o Pão de Queijo
250gr de polvilho doce
120 ml de leite
60 ml de óleo
1 ovo
1 chávena de queijo ralado (usei de 4 queijos para tornar o sabor mais intenso)
1/2 colher de sopa de sal
Preparação do Pão de Queijo
- Pré-aquece o forno a 200graus.
- Numa panela coloca o leite, o óleo e o sal e mexe até ferver.
- Quando a mistura ferver, coloca sobre o polvilho que deverá estar noutro recipiente. Mistura tudo muito bem até arrefecer.
- Junta o ovo e volta a mexer muito bem. Depois adiciona o queijo e com as mãos começa a misturar a massa até ficar uma bola.
- Num tabuleiro forrado com papel vegetal, começa a fazer bolinhas e coloca-as no tabuleiro. Deixa algum espaço entre elas, porque a massa costuma crescer um pouco.
- Leva ao forno durante 30 minutos ou até começarem a ficar douradinhas. Dependendo do forno podem ficar prontos mais rápido. A maneira mais fácil de te guiares é quando começam a ficar bem dourados. E pronto, serve com uma bebida fresca ou um chá e bom apetite.
Descobre outras receitas que já criei para este projecto
- Descomplica as manhãs com papas de aveia e maçã
- Ode ao feminino com uma mousse de morango
- Waffles de aveia para celebrar o amor
Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto