Não te lamentes mais por teres falhado na dieta
Sabes aquela sensação estranha de início de semana? Aquele desejar que o fim de semana durasse para sempre? Sim eu sei que é curto e que chegamos sempre à segunda-feira, com aquele humor cinzento. De quem não quer encarar que há 5 dias pela frente até ao próximo descanso.
Mas para além deste sentimento normal há um que costuma acompanhar muito as segundas-feiras. Aquela lamentação de termos mandado a dieta pelo cano abaixo. Aquele sentimento que estamos super gordas, inchadas, cheias de retenção de líquidos e a martirizarmo-nos por tudo o que comemos nos dois dias anteriores.
E então vem os lamentos, o sentirmo-nos fracas ou inúteis
O sentirmos que mandámos tudo o que fizemos na semana anterior para o espaço. E que temos de recomeçar tudo de novo. Lamentamos tudo e prometemos que vamos entrar na linha. Que vamos regressar mais focadas do que tudo e que agora é que é mesmo para valer, até porque Fevereiro está quase a chegar ao fim e caramba se Março, não é aquele mês que começa mesmo a fazer-nos lembrar que não tarda o Verão está ai.
Agora diz-me com toda a sinceridade, não achas isto redutor? Viveres uma semana inteira a desejar o fim de semana e depois começares a semana justamente a lamentares-te pelo que fizeste nos dias que tanto desejaste? A verdade é só uma, um corpo saudável necessita de ser cuidado e amado todos os dias. E tanto precisa de treino e comida do bem, como de vez em quando precisa daquela confort food. A questão aqui não é se comes fora do plano mas sim se isto acontece por sistema entendes?
Não te adianta de nada, andares uma semana inteira super regrada com a dieta
E chegares a sexta-feira ao final do dia e decidires rodar a baiana em toda a comida que te aparece. Como também não te adianta viveres enclausurada numa dieta em que não te permites nada com medo de falhar. Precisas de encontrar um ponto de equilíbrio na tua vida em que aceitas que deslizes fazem parte e convives bem com isso.
Há uns tempos atrás perguntaram-me se eu compensava no dia a seguir com treino e comida, os deslizes que fazia na minha alimentação e eu respondi que não. E que nem sequer entendo esse conceito. Compensar porquê? Porque raio vou eu privar-me da minha alimentação normal no dia a seguir, só porque no anterior comi algo diferente?
A verdade é que se existe uma diferença entre comer uma refeição fora do plano, ou decidir passar o fim-de-semana todo em completa procrastinação e obviamente as consequências são diferentes. Porque se um jantar mais regado não faz qualquer diferença. Um fim-de-semana inteiro de comida infinita pode ter influência no teu corpo. A questão aqui é: o que te leva a ter um fim de semana destes?
É algo que te apetece ou foi algo que te saiu do controlo?
Porque é exactamente aqui nesta linha muito ténue, que costumam vir os lamentos de segunda-feira. Os ódios e as promessas de que não se vai voltar a repetir. Mas se tu não procuras a razão para este descontrolo, sabes bem que é muito provável, que na próxima segunda-feira estejas exactamente a fazer as mesmas promessas.
Ama-te. Mas ama-te a sério. Ama o teu corpo o suficiente, para lhe dares o melhor que podes e isso inclui pequenos deslizes que tens de aprender a aceitar com a serenidade e o discernimento de saberes, que não é esta refeição que vai estragar todo o teu esforço. E esquece os lamentos. Coloca um basta em todas as segundas-feiras que começas a sentires-te mal contigo própria porque te esticaste na comida.
Caramba tu estás viva, tens saúde, tens a possibilidade de iniciar uma nova semana
De sonhar, de poder desejar novas coisas. Então não tornes os inícios das semanas melodramáticos e cinzentos com os mesmos lamentos das semanas anteriores. Não andes em repeat todas as segundas-feiras porque mais uma vez te esqueceste que um corpo saudável se cuida 7 dias por semana e não 5. E que acima de tudo, um corpo saudável precisa sim de alguns deslizes. Mas não de se tornar um deslize gigante em que tu perdes total controlo.
Agarra a tua vida, a tua saúde e o teu corpo com as mãos e toma definitivamente as rédeas. Tu já sabes o que é começar uma semana a prometeres que tudo vai mudar. Experimenta agora cumprir essa promessa e vais ver que na próxima segunda-feira, a sensação de leveza vai ser tão grande, que vais ficar viciada em amar-te. E quando chegares aqui não há ponto de retorno.
Vais amar-te para sempre. Sem lamentos.
mami
ando a portar-me muito bem no que à dieta diz respeito…mas agora exercício..aiai 🙁
lollytasteblogvania
mamientão agora é voltar ao exercício 🙂 força 🙂
Lúcia Moreira
Adorei completamente o post! O nosso corpo tem que ser cuidado todos os dias, eu este fim-de-semana desleixei-me um pouco mas foi porque quis, não foi porque não aguentava mais a tal deita! Hoje, é segunda-feira e não há lamentações! eheh
Beijinhos,
BabyLú
http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt
lollytasteblogvania
Lúcia Moreiraé mesmo esse o espirito lucia, aceitar as coisas com naturalidade e retomar ao plano normalmente 🙂 um grande beijinho e obrigada
Bárbara Lopes
Concordo muito com o que dizes. Antigamente, achava que se já tinha tido uma refeição mais regada num dia, então podia estragá-lo todo… Agora tento é limitar-me a uma refeição fora do normal, para depois voltar à regra! 🙂
lollytasteblogvania
Bárbara Lopesequilíbrio é mesmo a palavra chave 🙂
Bárbara Lopes
http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/
Vânia Coelho
Belo post!
Não é a lamentar que vamos mudar o que quer que seja. Nada se consegue sem força de vontade, determinação e acima de tudo amor próprio!
Beijo
BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM
lollytasteblogvania
Vânia Coelhosem dúvida Vânia, é preciso dedicação 🙂