Parabéns Janeiro terminou e tu cumpriste o detox. E agora?
Hoje falo para ti que exactamente há um mês atrás estavas cheia de esperança neste 2017 e prometeste um detox.
Lembras-te de te estares a preparar para uma noite memorável enquanto te olhavas ao espelho. E no meio da tua cara de desagrado prometeres a ti mesma que este ia ser o ano da mudança?
Lembras-te que prometeste enquanto comias mais uma fatia dourada, que a partir de dia 2 – sim porque dia 1 calhou a um domingo e os domingos não contam para começar dietas – ias ficar 30 dias sem açúcar, sem chocolate e que ias comer saudável?
Lembras-te da esperança, que depositaste quando as badaladas começaram a soar? E tu prometias que em Janeiro voltavas ao exercício, que abandonaste em Dezembro? Lembras-te acima de tudo de prometeres que este ano ias tornar-te a melhor versão de ti? Tenho a certeza que te lembras. Afinal de contas foi exactamente há um mês que prometeste tudo isto.
Parabéns, Janeiro terminou portanto conta-me lá, cumpriste o detox que prometeste?
Foi fácil? Ou achavas que ia ser mais fácil? Tu que decidiste desintoxicar o corpo durante 30 dias conta-me lá o que sucede? Agora que Janeiro chegou ao fim, que está frio e que a chuva voltou em força conta-me lá como vai ser? Vais começar a desistir aos poucos? Vais colocar a tua decisão em stand by e lá para Abril voltas em força ao detox?
E tu que achaste que ias perder 5 quilos num mês mas “só” perdeste 3? Vais ficar desiludida e começar e mandar tudo para as urtigas? Não achas, que mesmo que tenhas perdido menos peso do que querias estás muito mais perto do que estavas há um mês atrás? Isto não é coisa para te deixar feliz? Já falei várias vezes por aqui sobre termos cuidado com as expectativas. E a verdade é que acho mesmo que as pessoas exigem demasiado de si.
É comum quando se anda em dietas constantes o metabolismo ficar “estragado”
Por isso, muitas vezes restringes e poucos resultados vês. Portanto em vez da dieta X dias em algumas alturas do ano, precisas mesmo de encarar uma mudança alimentar para sempre. Que faça parte da tua vida e que seja tão importante como dormir.
Sabes, uma das coisas que mais sou contra é começar dietas (eu prefiro chamar reeducação alimentar) com prazos de validade. acho sempre que a maioria das pessoas encara isto como uma prisão e quando chegam ao fim acham que podem voltar a comer como antigamente. E é aqui que as coisas descambam. Porque normalmente a maioria volta a ganhar muito mais do que perdeu.
Agora se começaste uma mudança alimentar no início do ano.
Pensa que os entendidos dizem que demoramos sensivelmente 21 dias a adquirir um hábito portanto, se chegaste até aqui já fizeste uma parte do trabalho bem dura por isso não desistas. Foca-te acima de tudo, em assimilar que faltam 11 meses para o fim do ano. Não vais querer estar novamente em frente ao espelho a odiar-te. E a repetir exactamente as mesmas promessas que fizeste há um mês atrás.
Pensa nisto desta forma. Pensa o quanto vais ter desperdiçado se daqui a 11 meses estiveres exactamente no mesmo ponto que estavas há um ano atrás. Pensa acima de tudo que tens o poder de mudar na tua mão. E que por mais ajuda que tenhas seja nos treinos ou na alimentação, só tu podes querer efectivamente mudar.
Esquece os detox de Abril.
Esquece que está frio lá fora e continua o bom trabalho que fizeste até agora. Acima de tudo não encares este estilo de vida como uma coisa com prazo, porque te garanto que se este for o teu mindset, vais chegar a Abril a odiar-te. Vais regressar de férias a odiar-te e vais sobretudo chegar a Dezembro com a certeza que em 2018 é que é.
O meu grande conselho para ti que me estás a ler é:
Não tenhas medo de mudar mesmo que saibas que não é um processo fácil. Arrisca. Tu já sabes o que é falhar porque todos os anos quanto soam as badaladas de um novo ano ali estás tu. A pedir exactamente a mesma coisa que nos anos anteriores. A teres um Janeiro espectacular e depois voltas a esquecer-te de tudo até começares a ver os primeiros raios de sol.
Nesta matéria tu já és perita. Portanto porque não tornares-te perita em verdadeiras mudanças? Tornares-te perita em amar-te. Em cumprir aquilo que prometeste para ti. A cuidares primeiro de ti e só depois dos outros?
Tornares-te perita em ser feliz tem de ser o teu lema para este ano!
Lúcia Moreira
Estas "pequenas" mudanças fazem toda a diferença! Adorei o teu post, até porque também fiz um relativamente à dieta que fiz é à minha mudança (perdi 10kilos em 4 meses)! Continua e chegarás aos teus objetivos!
Beijinhos,
BabyLú
http://luciaffmoreira.blogspot.pt
lollytasteblogvania
Lúcia MoreiraQuerida Lucia muitos parabéns pelo teu progresso é surpreendente 🙂 beijinhos
Bárbara Lopes
Sempre uma fonte de motivação 🙂
http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/
lollytasteblogvania
Bárbara LopesObrigada pelo carinho barbara 🙂 beijinhos
Cátia Rodrigues
Um dos posts mais motivacionais que já li. Eu precisava disto, acredita!
lollytasteblogvania
Cátia RodriguesQuerida Cátia muito obrigada, deixas-me de coração cheio 🙂 Espero ter-te inspirado a cuidares de ti 🙂 beijinhos
Flicker
Palavras sábias 🙂
lollytasteblogvania
Flickerobrigada 🙂