Como escolher um tapete de Yoga? 3 sugestões para ti.
Como escolher um tapete de Yoga? Qual o melhor? De que material deve ser? Esta é provavelmente uma das perguntas que mais pessoas se colocam na hora de escolher um tapete de Yoga e eu sei que pode ser uma decisão algo confusa porque hoje em dia existem milhares de opções, por isso resolvi dar-te a minha opinião sobre esta questão e trazer-te três sugestões.
Em primeiro lugar eu não acho que para se praticar yoga se tenha que fazer um super investimento num tapete pelo menos quando estás a começar. Acho que hoje em dia se dá demasiado valor ao que está na moda, ao que é suposto usar porque outras pessoas usam (ou promovem) e não fazemos uma avaliação séria em primeiro lugar do nosso objetivo e compromisso com a prática e em segundo lugar da utilização que realmente vamos dar.
Vejo muitas vezes pessoas a gastarem demasiado dinheiro em tapetes de yoga
Para depois lhes darem um uso quase inexistente e isto faz-me lembrar quando fazia crossfit mais ativamente e via malta a começar neste desporto e a gastar imenso dinheiro em todo o tipo de material e roupa mas pouco treinavam.
Quando comecei a praticar Yoga em 2013 comprei um tapete muito manhoso. Custou-me uns 7€, era de um material um pouco fraco, mas tendo ido para o Yoga ao início sem grande vontade e somente por recomendação médica achei que não fazia sentido investir muito dinheiro numa coisa que eu nem sabia se iria permanecer na minha vida – como uma certa época em que decidi que queria fazer kickboxing, comprei todo o material e depois fui fazer 2 treinos e percebi que não gostava daquilo…
Portanto em 2013 a minha postura foi a de não gastar muito dinheiro e depois se a coisa se desse eu comprava um tapete melhor. A verdade é que acabei por ficar 4 anos com aquele tapete a praticar numa base muito regular – 3 a 4 vezes por semana. O tapete com o tempo começou a desgastar-se muito, mas acho que lhe ganhei um carinho especial e custava-me desapegar e só quando lhe saltou uma ponta e ele ficou rasgado é que decidi que tinha de mudar.
Assim, baixo vou-te deixar três sugestões de tapetes de yoga.
1 – Tapete de Juta da Samadhi
Em 2017 decidi investir num tapete melhor. Na época eu andava de olho nos tapetes Manduka porque são altamente reconhecidos pela sua qualidade para toda a vida, no entanto apesar de eu já estar com uma prática bem enraizada o investimento financeiro era alto para o que eu podia na altura. Assim aquilo que eu procurava era um tapete de boa qualidade com um preço que encaixasse na minha carteira naquela época.
Descobri a Samadhi nesse ano e entre as várias opções acabei por escolher este que vês na imagem. Um tapete de Juta, com uma aderência interessante e com uma altura de 5mm o que para mim era fundamental pois como tenho os joelhos muito sensíveis preciso de ter um tapete mais grosso. Apesar de visualmente existirem tapetes mais bonitos, para mim um tapete tem de ser funcional até porque na maior parte das vezes eu pratico com uma toalha por cima por isso depois de ler algumas opiniões sobre este tapete acabei por escolhê-lo e foi o que me acompanhou até 2019 e é um dos que recomendo muito quando me pedem sugestões de tapetes de qualidade.
2 – Manduka Pro 180cm 6mm
Em 2019 depois de vir da Índia decidi que estava na altura de investir finalmente num Manduka. Apesar de eu estar satisfeita com o tapete de Juta comecei a perceber que precisava de um tapete com uma aderência maior pois eu acabo por suar muito durante a prática e acontecia-me às vezes escorregar.
Assim decidi investir neste Manduka que vês na imagem. Não é um tapete barato e não é de todo um tapete que eu recomende a quem está a começar a praticar até porque o facto de ter muita aderência pode dificultar a prática ao início. Para além disso não é um tapete barato e é bastante pesado, mas para mim que faço disto vida, que passo horas nele é sem dúvida o melhor investimento. Tem a aderência que eu preciso, é grande e os meus joelhos sentem-se felizes nele. Não tem bonecos, não é o tapete mais lindo nem fashion mas como te disse acima, um tapete para mim tem de ser funcional.
Por fim eu tenho um gosto pessoal por tapetes de cor neutra porque sinto que me distraem menos.
3 – Tapete da Oysho
Imagem do site da Oysho
Nunca pratiquei neste tapete, mas coloquei-o aqui porque tenho vários alunos que o compraram e sentem-se bastante confortáveis nele. Do que pude perceber tem uma boa aderência, uma altura confortável para quem tem joelhos sensíveis e é bastante leve o que o torna prático para ser transportado.
Sei que existem muitos mais tapetes, aliás cada vez mais. Tenho uma amiga que comprou o famoso Life for me que ainda é mais caro do que o Manduka e que tem uma aderência realmente muito boa. Sei também que existem opções de cortiça, no entanto aqui deixo-te aqueles três que conheço – dois por ter praticado com eles e o último por ver os meus alunos satisfeitos com ele.
Acima de tudo acho que a escolha de um tapete de Yoga
Mais do que algo para ser bonito deve ser algo adaptado à tua realidade e acima de tudo funcional. As perguntas que te deves fazer antes de investir num tapete de Yoga é: Vou mesmo dar-lhe uso? Quero um tapete mais grosso e pesado ou prefiro um mais leve? Prefiro um tapete super aderente que dificulta um pouco o deslizar mas ajuda na estabilidade ou para começar dá-me mais jeito um menos aderente mas que me deixa fluir mais livremente?
Depois de responderes a estas questões fica mais fácil de escolheres um tapete que se adapta a ti verdadeiramente e não apenas um tapete bonito e que está na moda mas que depois fica encostado a maior parte do tempo.
Espero que tenhas gostado e se tiveres alguma dúvida ou sugestão não deixes de entrar em contacto comigo aqui.