Ainda te lembras do que prometeste há 6 meses atrás?
Já reparaste que passaram quase 6 meses, desde aquela maravilhosa noite de 31 de Dezembro em que prometeste que este ano iria ser completamente diferente? Que ias finalmente emagrecer?
Vamos falar abertamente, diz-me se reconheces isto:
- “Desta é que é, novo ano, novo eu”
- “Aquele almoço de sexta arruinou-me a dieta, agora também vem ai o fim de semana não vale a pena grande sacrifício, regresso em força na segunda”
- “Vem ai o início do mês, portanto está na hora de atinar, agora vou emagrecer”.
Hoje é quarta-feira, e estas são algumas, entre tantas desculpas que todas as semanas, meses e inícios do ano dizemos a nós próprias. Consegues reconhecer-te? Eu reconheço-me em todas, porque durante muito tempo as usei inúmeras vezes. Fiz muitas promessas de ano novo. Fiz várias de início do mês e um incontável número de promessas ao começar a semana e o que tiveram em comum, foi que falhei em todas.
Durante muitos anos vivi numa bola de neve de dietas, produtos milagrosos e restringi muito a minha alimentação, depois quando os resultados não vinham sentia-me frustrada e comia para saciar o meu desespero de não conseguir perder peso. Tinha muitas desculpas, para mim era fácil arranjar uma forma de saltar da dieta, bastava ter um almoço mais “regado” e estava dado o mote para a dieta descambar, fosse isto a meio da semana ou outro dia qualquer.
Até que me fartei de estar à espera. Fartei-me de esperar pelo início da semana, do mês ou do ano e fartei-me sobretudo de estar constantemente a falhar num compromisso que eu queria assumir comigo própria, e depois de ter admitido aqui que ao final de 3 anos no bom caminho tinha falhado redondamente, disse basta.
“Tinha muitas desculpas, para mim era fácil arranjar uma forma de saltar da dieta”
E perguntam vocês então o que é que mudou?
Aprendi a gerir as minhas expectativas. A aceitar que batotas fazem parte de uma vida saudável e equilibrada e aprendi sobretudo a conhecer-me e a conhecer os meus limites. No geral faço escolhas saudáveis e correctas a maior parte do tempo, mas não vos vou mentir e dizer que sou 100% certinha porque não é verdade, a grande questão é que nos últimos tempos tenho aprendido a viver com esta minha necessidade normal e saudável de às vezes comer uma ou outra gordice sem ficar a sentir-me culpada e acima de tudo sem estar numa angustiante forma de viver de 8 ou 80. Se já consegui alcançar a plenitude deste estado? Óbvio que não, mas estou bem mais perto.
E vocês como podem chegar até aqui?
Encarem esta forma de viver como uma coisa permanente. Algo que sabem que fará parte da vossa vida para sempre. E não coloquem prazos de validade. Um termo que odeio e é muito usado neste mundo fitness é a “refeição lixo” ou “dia do lixo”. Odeio porque para mim a comida não é lixo. Independentemente da sua tabela nutricional comida é comida. Há umas boas e outras menos boas para o corpo mas óptimas para a alma.
Odeio também, porque normalmente as pessoas vivem em restrição extrema durante a semana para depois chegar ali a sábado ou domingo e comerem o que lhes apetece, como se a vida fosse terminar e para mim isto não é modo de viver até porque eu já passei por isto e só me aumentou os níveis de ansiedade.
Então e te apetecer realmente uma pizza a uma quarta-feira? Faz diferença se a comeres na quarta e o resto da semana comeres bem? Então e se te convidarem para jantar a uma sexta e depois num sábado? Atiras tudo para as urtigas? Todo o teu esforço da semana e entras num fim de semana de devaneio culinário, por causa de dois jantares?
Pergunto-te então, se algum dia irás sair do mesmo lugar onde estás há meses/anos porque estás sempre a recomeçar?
Não achas que é cansativo para uma pessoa viver condicionada por refeições no dia x. Ou não saber aceitar que lá porque teve um jantar fora do plano não implica que todo o esforço foi por água abaixo?
Eu acho que é sobretudo desgastante, penoso e acaba sempre da mesma forma. Com promessas que no dia x recomeças em força. Acima de tudo aceita que uma vida equilibrada tem espaço para pequenos pecados. Não esperes pela segunda-feira ou pela mudança do ano para voltares ao vosso caminho.
Falhaste numa quarta-feira? Ok, voltas ao plano na quinta e continuas. Não é uma refeição fora que vai deitar todo o trabalho por água abaixo. Mas muitas refeições fora do plano até à próxima segunda-feira vão de certeza provocar estragos.
A Pa-trícia
Eu acho que o importante também é não mudar completamente de uma vez. Ir aos poucos, cortando o açúcar, o sal, as gorduras. Ao poucos para o corpo não sentir um abalo e assim é mais fácil de habituar 🙂 (não digo para levar meses ou anos ahah)
Beijinho*
A Pa-trícia
lollytasteblogvania
A Pa-tríciaé isso mesmo patricia. sou completamente contra os cortes radicais, até porque tudo o que é muito radical faz com que as pessoas se sintam presas e mais facilmente metem o pé na poça 🙂 beijinhos
Ana Sofia
Eu, infelizmente, acabo sempre por abandonar a minha meta… Normalmente é devido a motivos escolares, mas quero mesmo voltar a fazer o meu exercício diário!
Segui o blog <3
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
lollytasteblogvania
Ana Sofiaolá Ana. É normal haverem periodos mais complicados em que se torna mais dificil treinar, o importante é manter a alimentação equilibrada e tentar arranjar nem que sejam 20 minutos para te mexeres. Não precisas de o fazer todos os dias, não vale é abandonar totalmente 🙂 beijinhos
Ana Catarina Pombo
Palavras muito sábias! Concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito. Eu própria sigo um modo de "vida" como o teu. E é muito bom não depender de dias!
Não conhecia o blog, mas já o estou a seguir!
Beijinhos 🙂
My Beauty Conspiracy
lollytasteblogvania
Ana Catarina Pomboolá ana catarina, muito bem vinda, sem dúvida que ter uma alimentação equilibrada diariamente e sem neuras onde tens dias marcados para comer coisas é a melhor forma de manteres uma vida saudavel mais facilmente 🙂
beijinho grande
Silvia Reis
Também acho que o Ano Novo é quando quisermos… Nunca é tarde para começar a tentar melhorar e, se não for desta, é na próxima vez… Também é aos poucos que vamos conseguindo melhorar! Adoro o que escreves 🙂 Beijinhos!
lollytasteblogvania
Silvia Reisé isso mesmo Silvia, está nas nossas mãos começar, não precisamos de uma data especifica para isso 🙂 obrigada pelo teu comentário 🙂