Um bolo de cenoura para Raparigas como Nós
Que saudades do Páginas Salteadas, há imenso tempo que não participava neste projecto maravilhoso de livros e receitas que tenho com as minhas sisters, mas este ano devido a algumas formações que estou a fazer tive de parar a minha participação neste projecto. No entanto Agosto foi um mês de pausa tanto em formações como nas redes sociais como já expliquei no artigo de segunda-feira e isso permitiu-me ler muito mais.
Em Agosto decidimos que sendo um mês de férias, calor, verão e muito relax, o Páginas Salteadas seria de escolha livre e por isso eu decidi trazer o livro Raparigas como Nós da querida Helena Magalhães. Ora o primeiro facto curioso deste livro é que a minha Andreia Moita também o escolheu para o Páginas Salteadas e publicou a receita dela bem antes de mim, conseguem imaginar o quê? Bolo de Cenoura e Chocolate. Eu como estive sem redes, não vi a receita da Andreia e esta segunda quando entrei no Instagram dela e vi que tinhamos feito a mesma receita larguei de imediato um grande sorriso porque parece que o livro da Helena nos transmitiu os mesmos sabores.
Falando do Raparigas como Nós que está a ser um grande sucesso
Graças ao incrível trabalho que a Helena tem feito para divulgar mais a leitura nas redes sociais, é assim um livro apaixonante, divertido, emocionante e que me fez chorar imenso no final. Eu confesso-me fã do género Young Adult, desde que bati de frente com Eleanor & Park que já esteve aqui representado no Páginas Salteadas e por isso estava verdadeiramente curiosa com este segundo livro da Helena e o que vos posso dizer é que se nota a léguas que a Helena cresceu enquanto escritora. Eu comprei o Diz-lhe que Não (que adorei) e falei dele aqui no blogue em 2016, mas este Raparigas como Nós está muito mais maduro e com uma escrita que prende por completo.
A história fez-me regressar de imeadiato à minha adolescência, porque sendo eu e a Helena da mesma idade as memórias nos anos 90 e 00 são as mesmas, a forma de pensar nos rapazes naquela altura era a mesma e a ingeniudade característica de quem não tinha a cabeça minada por redes sociais também é a mesma por isso revi-me muito na paixão adolescente da Isabel pelo Simão e no grupo de amigas sempre tão presente.
O livro passa-se entre Cascais, Lisboa e Madrid
E as relações entre as personagens estão muito bem conseguidas o que fez com que eu não conseguisse parar de ler. A verdade é que fui tendo preferências ao longo do livro e se numa certa altura achava que o Simão era tudo o que a Isabel precisava a meio do livro o meu coração começou a ser totalmente team Afonso. Mas o melhor de tudo foi mesmo poder viajar nas minhas memórias, e lembrar-me dos dias de praia na linha (em Santo Amaro de Oeiras ou Carcavelos), nas idas ao festival Sudoeste com o meu grupo de amigos e nos passeios sem horas ao fim-de-semana com amigas no Chiado onde apesar de não termos telemóvel era sempre fácil combinar coisas.
O Raparigas como Nós é um livro leve e acima de tudo é um livro para nos fazer recordar de como a relações e as amizades existiam e eram alimentadas antes deste grande boom das redes sociais.
Quanto à receita, acaba por ser engraçado eu e a Andreia termos sentido que bolo de cenoura e chocolate representava na perfeição o Raparigas como Nós, mas a verdade é que para mim os doces de cenoura fossem em bolo ou queijadas sempre fizeram parte da minha adolescência e por isso foi muito fácil decidir que seria esta receita a representar o Raparigas como Nós.
Vamos à receita?
Ingredientes
4 cenouras médias
3 ovos
1 chávena de açúcar de coco
1 chávena de óleo de coco
1 chavena de farinha de aveia
1 chavena e meia farinha de amêndoa
1 colher de sopa de fermento
100gr de chocolate 70% cacau
Preparação
1 – Unta uma forma com manteiga e de seguida coloca um pouco de farinha. Enquanto isso pré-aquece o forno a 180 graus.
2 – Corta as cenouras em rodelas e coloca numa liquidificadora juntamente com os ovos. Mistura tudo até obteres uma pasta homógenea.
3 – Passa esta pasta para outro recipiente, junta o açúcar, o óleo de coco, as farinhas e o fermento e bate tudo até a massa ficar bem misturada.
4 – Coloca a massa na forma e leva ao forno durante 40 minutos. Vai espetando com um palito para veres se já está cozido.
5 – Retira o bolo do forno e enquanto arrefece, derrete em banho maria o chocolate. Depois basta barrares a parte de cima com uma colher e está pronto a comer. Bom apetite.
Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto
FME
Tem tão bom aspecto o bolo! O livro está na to-read list 🙂
Mafalda Rodrigues
Olá Vânia
Parabéns pelo blog, parabéns pela loja online (já dei um olhinho).
As cenouras para este maravilhoso bolo são cozidas?
Muito obrigada e muitos, muitos sucessos.
vânia duarte
Mafalda Rodriguesobrigada por todo o teu carinho 🙂 as cenouras são cruas 🙂