Páginas Salteadas: Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan
O primeiro aniversário do Páginas Salteadas celebrou-se há um mês. Falei-vos dele neste post e no quanto foi bonito reunir pessoas queridas à volta de uma mesa cheia de boa comida e bons livros. Foi também neste dia que lançámos o desafio de nos sugerirem o livro para Agosto e eis que as queridas Rosarinho e Susana do Armazém de Ideias Ilimitada lançaram para a mesa, a ideia do Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry e os nossos olhos brilharam. Afinal de contas, este é provavelmente um dos livros mais bonitos e icónicos de sempre.
Tal como a Andreia Moita que falou disto na receita dela, eu também só li o Principezinho já em adulta. Sei que um dia após alguém ter falado deste livro, apercebi-me que nunca o tinha lido e senti que esta história estava em falta na minha vida e decidi ler. E ainda bem que o fiz, porque o Principezinho sendo um livro infantil é de uma riqueza de valores absolutamente incrível.
Amizade pura e verdadeira é disto que o livro fala.
“Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
” É uma coisa muito esquecida – disse a raposa. Significa criar laços”
Esta é para mim uma das frases mais poderosas deste livro. E talvez aquela que mais se adeque aos dias que vivemos hoje, onde tudo é instantâneo. As roupas, as modas e as pessoas. Vivemos na era do swipe, do delete e do like e com esta facilidade de encontrar pessoas, estamos a perder aos poucos a capacidade de nos relacionarmos a sério com alguém. De criar laços profundos, de dedicar tempo a alguém tal como o principezinho dedicou à sua rosa.
Uma das coisas que hoje em dia me intriga muito são as relações. São tantas as aplicações que nos permitem conhecer pessoas, que aquilo que sinto é que anda meio mundo à espera de encontrar alguém ainda melhor e por isso ninguém se dedica verdadeiramente a criar laços com quem está à sua frente. Para quê fidelizar-me aqui se há todo um mundo de opções não é?
É estranho perceber isto e assustador ao mesmo tempo. Perceber que em tão pouco tempo a forma de fazer nascer uma relação, está tão diferente. As pessoas apegam-se cada vez menos porque estão completamente desligadas de si próprias. E é exactamente sobre isto que o Principezinho fala, sobre entrega verdadeira, aquela que neste mundo digital de aparências se está a perder cada vez mais. Porque o facto de estarmos cada vez mais conectados online, cada vez mais sedentos das últimas novidades faz-nos esquecer que no final, a solidão acaba por bater a todos e é muito triste, terminar o dia assim, com muitos likes num ecrã e ninguém para te dar um verdadeiro abraço.
E eis que nasceu o Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan.
Antes de vos explicar a receita, vou ter de puxar a brasa à minha sardinha e dizer que esta foi uma das minhas receitas favoritas. Este bolo ficou absolutamente divinal, tanto no sabor como na textura, por isso façam-no mesmo, porque vos garanto que vão adorar.
E escolhi fazer este bolo húmido de banana, laranja e noz pecan, porque ao reler o Principezinho agora em Agosto, acabei por me demorar mais nas bonitas ilustrações e o amarelo saltou-me à vista. Seja no cabelo do Principezinho, seja nas estrelas, no deserto e em algumas personagens, os tons quentes saltam à vista, e se todo este livro fala da importância de criar laços, há lá melhor coisa que amigos à volta da mesa, com uma fatia de bolo? Afinal de contas, foi assim que este livro foi escolhido para o Páginas Salteadas, fruto de laços que começaram no digital, mas que se firmaram na vida real, e por isso nada me fez mais sentido do que criar um bolo leve, usando banana e laranja, com as cores que mais saltam à visa neste livro.
Posto isto vamos à receita?
Ingredientes
2 bananas médias amassadas
1/2 cup de sumo de uma laranja
1/4 cup óleo de coco
3 ovos
1/4 cup de açúcar de coco
2 cups de farinha de amêndoa
1 tsp de fermento em pó
1 tsp bicarbonato de sódio
1 tsp de canela
A minha balança de cozinha está avariada, por isso como medida usei estas cups da Joseph Joseph. Para converteres cups para gramas vê este link
Como fazer o Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan
- Começa por pré-aquecer o forno a 175 graus
- Esmaga as bananas com um garfo. Depois adiciona todos os ingredientes à excepção das nozes.
- Mistura tudo muito bem, até obteres uma massa consistente.
- Corta as nozes pecan em pedaços mais pequenos e adiciona à massa. Mexe com uma colher para ajudar a incorporar.
- Depois coloca o preparado numa forma e leva ao forno entre 20-30 minutos. Vai espetando um palito no bolo e assim que sair limpo está pronto. O bolo vai ficar molinho e húmido por dentro.
Descobre outras receitas que já criei para este projecto
- Descomplica as manhãs com papas de aveia e maçã
- Ode ao feminino com uma mousse de morango
- Waffles de aveia para celebrar o amor
Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto