Páginas Salteadas: Waffles de aveia para celebrar o amor
Esta receita chega tardia, pois Eleanor and Park e estes Waffles de aveia deviam ter saído em Maio, mas como já tinha dado a entender no meu Instagram, Maio foi um mês muito difícil para mim e isso acabou por afectar o tempo que não consegui ter para o blogue e acima de tudo a minha vontade de escrever.
E sim, eu poderia ter publicado esta receita em Maio só para cumprir calendário. Mas achei que não iria conseguir transmitir tudo aquilo que este livro me trouxe da melhor forma possível e se, Eleanor and Park foi um livro que me arrebatou o coração desde a primeira até à última página eu não poderia escrever uma coisa qualquer só para não falhar a publicação no Páginas Salteadas. Por isso com 3 semanas de atraso cá está este romance juvenil e a minha receita.
Nem sei bem por onde começar sabem?
Este livro foi uma surpresa essa é que é a verdade. A primeira vez que ouvi falar dele foi através da Helena Magalhães. Ela estava simplesmente apaixonada pela história e incrédula como era possível uma mulher de 30 anos estar de coração rendido a um romance juvenil. A minha curiosidade disparou nesse momento e quando a Andreia Moita sugeriu que fosse esse o livro para Maio fiquei super entusiasmada. Ora Eleanor and Park, fala de dois miúdos completamente diferentes. Fala de bullying, fala de opostos, fala de violência doméstica e fala acima de tudo de um amor diferente. Um amor não expectável que vai crescendo página a página juntamente com o meu desejo sôfrego de ler mais e mais.
Dois miúdos esquisitos, que numa situação normal nunca se falariam
Mas que as circunstâncias de um autocarro escolar, apinhado de miúdos bullies que faziam a vida negra a Eleanor, colocou-a lado a lado com o coreano de poucas palavras que passava a vida a ouvir música e a ler banda desenhada. E aqui aos poucos, começa a nascer um amor por eles inesperado e que nos transporta automaticamente para o tempo em que o amor era efectivamente inocente, onde não vivia nas redes sociais e onde em vez de likes se trocavam cds, revistas e promessas de amor eterno.
O engraçado deste livro é que nunca me passaria pela cabeça lê-lo, quase como se um romance juvenil já não fosse coisa para mim, mas a verdade é que muitas vezes as leituras mais inesperadas são aquelas que mais nos marcam. Acabei por devorar Eleanor and Park em 5 dias e levei este tempo porque a meio do livro comecei a abrandar pois não queria que acabasse e quando isso aconteceu juro-vos que me senti triste. Mas acabou, talvez com a promessa que venha a existir um segundo livro – o final deixou margem para isso, portanto a melhor forma que arranjei de celebrar este amor juvenil foi com uma receita saborosa de Waffles de aveia.
E acabei por pensar em waffles porque me fazem lembrar os meus tempos de miúda.
Em que ia ao centro comercial Babilónia dividir com o meu amor adolescente uns deliciosos waffles de caramelo. E passávamos horas a conversar, a rir e a comer sem pressas para tirar uma fotografia para as redes sociais. O amor vivia-se ali no presente, tal como Eleanor and Park o fizeram. Vamos então à receita?
Waffles de aveia com molho de iogurte e morango
Ingredientes para 2 waffles de aveia
60 gr de aveia
2 ovos
1 colher de sopa de mel
canela a gosto
meia colher de chá de fermento
Preparação
- Coloca todos os ingredientes numa liquidificadora e mistura tudo até obter um massa consistente. Se sentires necessidade de colocar mais um pouco de leite vai juntando devagarinho, o objectivo não é ficar muito liquido.
- Depois coloca na máquina de waffles e espera 10 minutos até ficarem prontos.
Ingredientes para molho de iogurte e morangos
100gr de iogurte grego natural
7 morangos
1 colher de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de água
Coloca os morangos, o açúcar e a água na liquidificadora e mistura tudo. Depois verte por cima do iogurte e mexe ligeiramente.
Batido de Morango e Melancia
8 morangos
Melancia a gosto
150 ml de Leite vegetal – usei de amêndoa
Coloca todos os ingredientes na liquidificadora e mistura tudo até obteres um batido. Se quiseres coloca um bocadinho de coco ralado por cima, fica delicioso.
Descobre outras receitas que já criei para este projecto
- Descomplica as manhãs com papas de aveia e maçã
- Ode ao feminino com uma mousse de morango
- Bolo de Iogurte que cheira a memórias de infância
Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto
Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento
Andreia Moita
Coisa tão docinha este livro e esta receita a combinar. Gostei tanto de ler Eleanor & Park que fiquei triste no final, tal como tu. Por isso é que é um bom livro, mesmo para nós, aos trinta. Porque o sentimos. Sabemos como são os amores de adolescente tão bem como sabemos como são os grandes amores assim genuínos como o deles, agora já adultas. Foi das nossas melhores escolhas, este livro.
Beijinhos
Catarina Alves de Sousa (Joan of July)
Aii que coisa deliciosa! E amei as fotos também. Parece que ambas fomos buscar inspiração aos morangos, que giro! E waffles também me lembra a infância, especialmente quando ia passar férias ao Algarve e as ruas, à noite, cheiravam a waffles acabadas de fazer. Tão bom. Como este livro, aliás. Tive tanta pena de o acabar…