Fazer dieta. 5 razões para guardares para ti.
Como sabias que praticamente todos os anos, a resolução é a mesma, decidiste que desta vez ia ser mesmo diferente. E foste procurar ajuda especializada de quem sabe mais do assunto do que tu. Ora se chegaste até aqui parabéns estás no caminho certo.
Agora se queres um conselho de amiga, guarda para ti a decisão de fazer dieta. Não apregoes ao mundo. Não contes a toda a gente como se tivesses feito uma grande conquista e no máximo conta a tua melhor amiga, ao teu namorado/marido ou à tua família. Mas de resto guarda como se fosse o teu melhor segredo. Guarda como se estivesses a preparar uma grande festa e quisesses que no fim, todos fiquem surpreendidos. Guarda acima de tudo para te manteres no caminho certo.
Podes achar estranho estar a dizer-te isto porque normalmente, a maioria dos conselhos dizem para treinares com uma amiga. Ou juntares-te a um grupo que também esteja de dieta – e em muitos casos acaba sempre por ser uma motivação extra. Mas no geral acredita em mim, mais vale guardares para ti.
Por isso, se começaste a fazer dieta, vê as 5 razões abaixo
1. Todos são nutricionistas de trazer por casa.
Esta é provavelmente a maior das verdades. Hoje em dia todos sabem de tudo. Todos são especialistas em nutrição. Todos dão conselhos de como um bom plano alimentar deve ser e acima de tudo, muitos acham que sabem mais do que quem estudou. A verdade é que as pessoas gostam muito de meter a colher onde não são chamadas. Se não queres andar a ouvir constantemente “então mas agora nunca mais podes comer isto” ou “então e quando fores jantar fora como fazes?”, é melhor ficares caladinha. Seguires o teu plano tranquilamente e quando estiver mesmo enraizado e a dar resultados, aí sim podes contar que estás a fazer dieta.
2. As pessoas adoram apontar falhas
Fazer dieta não implica que nunca mais possas comer uma gulodice ou ter uma refeição fora do plano. Aliás um plano alimentar equilibrado permite-te gerir alimentação saudável versus pequenos pecados, mas acredita que assim que disseres que estás a fazer dieta todos os olhos vão estar em ti. E ao mínimo deslize não te vais livrar de ouvir “então mas não estás a fazer dieta?”
Sinceramente com o passar dos anos cansei-me um pouco de explicar a quem adora opinar, que o facto de estar com uma alimentação mais controlada não significa que não possa de vez em quando, comer fora do meu registo. E como a maioria das pessoas não entende ou adora fazer-se de desentendida é melhor manteres a coisa para ti.
3. Mas tu estás bem, para que é que queres emagrecer?
Esta foi uma que ouvi muito quando comecei a minha reeducação alimentar em 2013. É verdade que eu não tinha excesso de peso mas era efectivamente uma falsa magra, porque tinha a massa gorda muito alta e pouca massa magra. Portanto mais do que emagrecer eu precisava de aprender a comer as coisas certas para o meu tipo de vida. Ora explicar isto a muita gente é deveras difícil. E muitas pessoas acham que ir ao nutricionista só serve para te ajudar a emagrecer esquecendo-se que há pessoas com dificuldade em engordar, há pessoas com compulsões alimentares que precisam de aprender a comer para se controlarem e há pessoas que apesar de dizerem “mas eu não como fritos nem carne de porco” comem pouco e mal.
4. Lá estás tu com a mania das dietas?
Esta até pode ser um bocadinho por tua causa. Porque prometes sempre o mesmo e lá para o meio de fevereiro já te esqueceste das tuas resoluções. Mas se agora foi de vez e decidiste mesmo mudar, lamento mas vais ouvir isto muitas vezes. Não só, porque as pessoas estão habituadas a que acabes por desistir a meio. Como é muito normal haver gente a achar que procurar ter uma alimentação saudável e uma vida equilibrada é uma mania. Óbvio que há limites e é verdade que existe por ai cada vez mais pessoas completamente obcecadas com dietas que estão efectivamente com corpos magníficos e não o conseguem ver. Mas se no teu caso, procuras efectivamente aprender a comer melhor, guarda para ti durante uns tempos esta tua resolução.
5. Então partilha lá algumas dicas do teu plano.
Pois é as pessoas adoram falar, comentar e meterem-se na vida alheia. Mas não me lixem, porque principalmente as mulheres adoram sempre saber qual a última novidade milagrosa das dietas. De preferência de borla. Portanto se começar a dar resultado vais ter imensa gente a querer dicas de um plano que foi elaborado para ti. A pensar nas tuas necessidades nutricionais e acima de tudo um plano pelo qual pagaste. Não tenho problemas em partilhar algumas dicas de alimentação. Mas uma coisa é querer saber opções de pequeno almoço. Outra é querer um plano alimentar de borla porque até deu resultado com a amiga. Lembra-te cada corpo é um corpo e o que é bom para ti pode não ser para a outra pessoa.
Dianinha Gomes
adorei a parte que dizes que as pessoas adoram meter a colher onde não são chamadas, é mesmo verdade.
lollytasteblogvania
Dianinha Gomesinfelizmente acontece muito.
Ana Paula Cardoso
Ainda antes de ler o artigo pensei: "Não ouvir os comentários irónicos da mãe quando te apetece comer um doce :P"
Excelentes conselhos 😀 Beijinhos :*
Eléctrico 28: Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!
lollytasteblogvania
Ana Paula Cardosoahahahahahhahaha é verdade as mães adoram opinar sobre o que comemos 🙂
beijinhos
Bruna Gandra
O pior para mim é ter de explicar que não é uma dieta, chama-se reeducação alimentar e que posso, dentro dos meus limites, cometer um ou outro "pecado", tal como disseste :p
beijinhos
Red Lips
A mamã vai casar
Principalmente porque a maioria das pessoas não percebe que ás vezes fazer dieta não significa querer perder 20kg e ficar esquelética. Significa apenas fazer escolhas mais saudáveis e que nos fazem sentir melhores connosco mesmas.
Flicker
Excelentes conselhos sem dúvida!
Kat
Ui! Adorei o post. Tenho um em rascunho para publicar na quinta-feira que fala mais ou menos do mesmo. Mas mesmo a família é complicada de lidar.
Beijinhos
Kat
http://6800milhas.blogspot.pt/
lollytasteblogvania
Katpor acaso sempre tive sorte, quando vivia com a minha mae e ela se começou a aperceber da minha péssima relação com o corpo procurava fazer refeições mais saudaveis para me tirar os macaquinhos da cabeça. Mas sim desde que passei a ter a minha propria casa é muito mais fácil de gerir o plano alimentar:) beijinhos