5 regras para simplificares a tua vida
Com o novo ano, está na hora de simplificares a tua vida.
Desde o início do ano que ando numa fase de limpeza mental. E decidi que ia aproveitar muito mais deste 2017 do que aproveitei o último ano. Sim eu sei que fiz duas viagens – conheci Roterdão e regressei à minha amada Tailândia. Mas no geral foi um ano em que me fechei muito fruto de algumas coisas menos boas que se passaram em 2016.
Mas o ano passado já lá vai e eu estou com uma energia renovada. Sinto-me bem comigo própria. E depois do maravilhoso workshop que fiz no dia 7 de Janeiro sinto-me ainda com mais força. Para além disso o mês ainda nem chegou ao fim e já conheci pessoas maravilhosas graças ao Bloggers Camp – mas vou falar-vos disto noutro post.
No entanto no meio disto tudo situa-se toda uma vida. Uma vida que tem um trabalho de 8 horas diárias. Treinos diários às 7 da manhã. Dois gatos, uma casa, namorado, voluntariado e um blogue que tanto prazer me tem dado nos últimos tempos. E apesar de adorar tudo isto confesso-vos que às vezes sinto que tenho pelo menos 100 coisas a acontecerem ao mesmo tempo na minha vida.
Exactamente por isto. Por querer aproveitar mais todas as coisas que amo. E mesmo assim manter uma vida social activa decidi criar 5 regras para me ajudarem a simplificar a minha vida. Por isso se estás nesta fase de te sentires mais sobrecarregada vê as dicas que te deixo abaixo.
1 – Organiza-te em casa
Eu nunca fui uma pessoa muito organizada. Sempre fui aquela que chega a casa atira a roupa para cima da cadeira. E só quando já tem um monte digno do Evereste é que decido que está na altura de arrumar. E aí em vez de demorar 1 minuto a arrumar a roupa demoro 10. Mas comecei a combater isto recentemente e caramba que sinto toda uma leveza no quarto.
Se és como eu deixo-te mais algumas dicas: aproveita um pouco do domingo para cozinhares algumas coisas para durante a semana. Panquecas, arroz, um estufado ou algo recheado são alimentos que duram bastante tempo no frigorifico e te vão não só fazer ganhar horas de vida como cuidar da tua dieta. Arrumar a loiça mal acabes de usar é outra coisa que te vai trazer a sensação de não passares tanto tempo a limpar.
2 – Cria uma rotina matinal
Falou-se muito disto no workshop que fiz com no início do mês. Arranjar tempo de manhã para cuidarmos de nós e acima de tudo tentar não começar o dia a correr. Eu tenho já há uns bons anos a minha rotina matinal de treinar antes do trabalho. E garanto-vos que apesar de haver dias em que custa levantar cedo, não há nada melhor do que começar o dia assim.
A verdade é que até no trabalho me sinto muito mais desperta depois de treinar. Mas se tu não és grande fã de treinar de manhã não há problema. Podes sempre começar a acordar mais cedo para tomares um bom pequeno-almoço. Em vez de comeres à pressa a primeira coisa que te aparece à frente. Ou quem sabe até não te sabe bem começar o dia a ler um livro. Se tens um blogue e sentes que não tens tempo para ele porque não começares a acordar mais cedo alguns dias por semana para escreveres alguma coisa?
3 – Destralha-te
Olha para o teu armário e vê lá bem se usas tudo o que lá tens? E a sapateira? Sim eu sei que há sempre aquela história do valor sentimental mas pensa bem. Se tens coisas que já não usas há mais de um ano e não pensas em voltar a usar não achas que só estão a ocupar espaço? Para além disso há sempre tanta gente a precisar e é uma forma simples e prática de seres solidário. E quem diz roupa e calçado, diz electrodomésticos ou móveis. Liberta espaço na tua vida e na tua casa.
4 – Escreve os teus objectivos semanais
Cada vez tenho escrito mais. Seja para planear ideias aqui para o blogue seja para efectivamente não me esquecer de fazer coisas. Estabelecer metas para durante a semana ajuda-te a teres uma linha condutora. E a concluir com mais facilidade aquilo que queres.
Imagina que o teu objectivo é treinar 3 vezes por semana, escrever 2 posts e ir um dia às compras para a casa. Divide essas tarefas pela semana e vai riscando conforme fica feito. Vais ver que chegas a sexta-feira com a sensação de dever cumprido.
5 – Liberta-te um bocadinho das redes sociais
Sim eu sei que o Instagram é absolutamente viciante e que o facebook tem a capacidade de nos fazer vegetar durante muito tempo. Mas pensa bem no tempo que perdes agarrada ao telemóvel.
Eu já tinha escrito que desde o final do ano passado que estipulei que a partir das 22h não mexo mais no telefone. Ele entra em modo nocturno com o seu ecrã amarelo e eu não lhe toco mais. E se ao início isto fazia-me confusão porque tinha sempre vontade de “só ver mais aquela coisinha” hoje em dia tornou-se um hábito maravilhoso, que me permitiu ganhar tempo para começar a ler à noite. No início do ano eu estabeleci que queria começar a ler um livro por mês. Mas agora, posso dizer-vos que Janeiro ainda não terminou e eu já estou no fim do segundo livro.
Daniela
Sou uma verdadeira fã de organização e de fazer planos, por isso quase todos os dias faço a minha to-do list e acho sinceramente que ajuda bastante, especialmente naqueles dias em que vemos que conseguimos cumprir todos (ou quase todos) os objectivos ficamos muito mais motivadas!:)
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
lollytasteblogvania
Danielapassei a incluir a to do list recentemente e faz mesmo diferença 🙂 beijinhos
Bárbara Lopes
Gostei muito das sugestões, e acho-as verdadeiramente sábias!
Só acho dificil cumprir a de não mexer no telemóvel a partir das dez da noite… eu adoro aquela visita ao feed antes de dormir! :p
Beijinhos
http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/
lollytasteblogvania
Bárbara Lopeseu também era super viciada em dar um último check antes de dormir no insta e no facebook, mas a verdade é que os telemoveis interferem muito com a qualidade do sono e desde que me habituei já nem sequer me lembro. E acabei por ganhar tempo para ler 🙂 beijinhos
Life with Ju
Adorei este post, concordo com tudo no entanto por vezes esqueço-me destas pequenas coisas. Obrigada por me relembrares eheh 🙂
Mil beijinhos,
Life with Ju
lollytasteblogvania
Life with JuAgora é começar a aplicar na vida 🙂
Lucie Lu
Vânia,
que belas sugestões. Eu sou aquela que passa mais tempo a ler como ser produtiva do que a sê-lo efetivamente. Os teus pequenos almoços têm tão bom aspeto! Tenho que fazer mais e pensar menos! Como é que se faz isso? Onde se desliga o botão da procrastinação?
Que bom ter encontrado um espaço cheio de inspiração neste início de ano.
Beijinhos,
LucieLu
lollytasteblogvania
Lucie LuOh minha querida este teu comentário é maravilhoso 🙂 obrigada do fundo do coração 🙂 mas já te disse é tudo organização e passinhos pequenos vais ver que aos poucos a coisa chega lá 🙂