Acredito profundamente que a nossa história pode ser a nossa maior força.
Sou apaixonada por muitas coisas e acho que uma das mais importantes é estar numa verdadeira relação de amor comigo propria e esta paixão faz com que queira partilhar com o mundo a importância que é, cada um de nós saber o quanto é a nossa singularidade que nos torna nas pessoas mais especiais do mundo.
Olá, Eu sou a Vânia e esta é a minha história.
Costumo dizer que vivi 15 anos em guerra comigo e o meu corpo. Aos 16 anos comecei a sofrer de Bulímia depois de ter sido gozada na escola pelo tamanho das minhas ancas. Nessa altura pesava quase 80 kilos e decidi que queria emagracer. Após tentar algumas dietas percebi que gostava muito de comer e que me era muito difícil fazer dietas restritas e foi exactamente nessa altura que a Bulímia surgiu na minha vida, como uma espécie de refúgio mágico onde eu podia comer o que desejasse sem engordar.
Vivi 8 anos com este dístúrbio alimentar e fui oficialmente dada como curada aos 24 anos, mas a verdade é que a única coisa que mudou foi ter deixado de vomitar porque a minha relação comigo era péssima. Sempre odiei o que vi ao espelho, oscilava entre fases onde andava muito focada alimentarmente e fases onde cedia a grandes compulsões alimentares, fases em que treinava muito e todos os dias da semana e fases onde não queria saber do ginásio.
Aos 26 anos após muitas idas ao hospital sem saber o que se passava comigo fui diagnosticada com Síndrome do Pânico e Depressão o que me levou a estar durante 2 anos a tomar anti depressivos e ansiólitocos.
Naquela época ninguém falava sobre ataques de pânico e eu tinha mesmo muita vergonha desta condição e de tomar medicação, o que levou a que chegasse aos 46 kilos devido à minha obessão em atingir a perfeição.
Foi durante a fase de desmame da medicação que o Yoga surgiu na minha vida como forma de me ajudar a lidar com esta fase complicada e apesar de na época eu não adorar fui-me mantendo porque sentia que realmente me ajudava a superar a fase de abstenção da medicação.
Até que aos 30 anos eu tive o meu grande wake up call e após ter ido parar ao hospital por causa de mais uma dieta que me colocou em risco de vida, percebi sozinha numa cama de hospital que andava há 15 anos a lutar contra mim própria atrás de um número e de uma imagem que eu idealizava como perfeitos mas que só me faziam infeliz.
E foi aqui que a minha vida começou a mudar. Assumi que tinha um problema, pedi ajuda e decidi curar-me de dentro para fora. Foi um processo longo mas que pela primeira vez me levou a cuidar de mim por amor e com isso comecei a a partilhar a minha história como forma de me ajudar a mim e a outros.
Aquilo que mais aprendi nesta jornada é que nós somos muito mais do que um número e que números não definem de todo a nosso felicidade. E acima de tudo entendi que aquilo que mais procurei a minha vida toda foi simplesmente paz. Paz para comer. Paz para viver comigo no meu corpo. Paz para agradecer todos os dias ao meu corpo grande benção que é estar viva.
Mergulhar fundo no conhecimento
Sou Professora de Yoga e Yogaterapeuta, Terapeuta de Thai Mensagem, Breath Coach e Fundadora da Escola de Yoga Casa Lagom.
Desde 2016 que tenho vindo a traçar um grande caminho na área do desenvolvimento pessoal que me trouxe uma grande mudança de vida.
Formei-me em Design Gráfico, especializei-me em Design Digital e trabalhei em grandes e pequenas agências de publicidade desde 2009 até 2020 altura em que mudei completamente de carreira.
A minha formação
- Professor de Yoga 200h certificado pela Yoga Alliance International
- Terapeuta Profissional de Thai Massagem certificado pela ONG Thai Massage School e Paula Chang
- Breath Coach – Yoga Teachers College certificado pela Yoga Alliance
- Professor de Yin Yoga 60h – Sampoorna Yoga certificado pela Yoga Alliance
Queres saber mais sobre a minha história?
Fui convidada para participar no podcast da Inês Nunes Pimentel, onde partilhei toda a minha jornada ao longo de 15 anos de luta para curar a relação comigo.
Neste episódio abro por completo o meu coração para que também tu possas encontrar o teu equilíbrio.
O Yoga mudou a minha vida. Queres vir praticar comigo?
Eu vivi na pele os benefícios a nível de saúde que o Yoga pode ter quando praticado de forma consciente, afinal de contas foi o Síndrome do Pânico e um desmame de medicação que me levou pela primeira vez ao tapete em 2013 por aconselhamento médico.
E todo este caminho trouxe-me uma visão do Yoga como forma de Medicina, para prevenir e curar. Um Yoga que se move com a intenção de nutrir. Um Yoga de compaixão por ti.