Páginas Salteadas: Poção da Imunidade de Açaí e Mirtilo
“Happiness can be found, even in the darkest of times, if one only remembers to turn on the light.”
O último post do páginas Salteadas de 2017, chega pelas minhas mãos, num perfeito dia de Natal. E nada como começar este post, com aquela que sempre foi a minha frase preferida de Albus Dumbledore. E que curiosamente surge, no meu livro favorito: O prisioneiro de Azkban
Não podia estar mais feliz com o tema que escolhemos para este mês.
Harry Potter. Cresci com ele. Li todos os livros e vi todos os filmes mal saiam. Era na verdade uma ansiedade tremenda quando sabia que estava para estrear mais um Harry Potter e acabou por se tornar uma espécie de tradição de Natal ir em Dezembro ao cinema vê-los.
Harry Potter fala de magia e eu desde pequena que sou fascinada por mundos mágicos. Ainda hoje quando vou a Sintra imagino regularmente que portas e caminhos secretos esconderá esta mística serra. E por isso não é de estranhar que me tenha apaixonado por Harry Potter. Mas para além de magia, Harry Potter fala de amizade. De descobertas. De amigos que se preocupam verdadeiramente uns com os outros. E de que muitas vezes a família verdadeira acaba por ser aquela que escolhemos.
Para este páginas salteadas, não tínhamos propriamente um livro.
A ideia era inspirarmo-nos em toda a saga Harry Potter, mas eu acabei por escolher o prisioneiro de Azkban, porque sempre o achei dos livros mais complexos e bem construídos de toda a história. E porquê? Bem… por causa dos Dementors, os guardas de Azkban.
Quando estas personagens apareceram, confesso-vos que tive medo, destes seres assustadores e sem alma. Dumbledore definiu os Dementors como “os seres mais terríveis da terra, que não distinguem bons e maus e que nunca perdoam”. E se quando os conheci pela primeira vez senti medo destas criaturas, com o passar dos anos acabei por perceber que os Dementors acabam por ter mais significado nos dias de hoje do que alguma vez pensei na altura.
E porquê? Perguntam vocês.
Sabem o que são pessoas tóxicas? Aquelas pessoas que vos sugam as energias e que vos consomem mais tempo do que vocês querem dar. Aquelas pessoas que não conhecemos muito bem, mas que por alguma razão não gostamos? Ou aquelas pessoas que vivem coladas a ver tudo o que vocês fazem, para fazerem logo de seguida? Essas pessoas são os Dementors da nossa sociedade.
Porque tal como os Dementors, alimentam-se da nossa felicidade, das nossas memórias felizes e da nossa criatividade. E sugam-nos a energia até nos deixarem num estado de cansaço e stress. Confessem lá que não vos ocorre uma outra pessoa assim?
No início do livro quando Ron, Hermione e Harry estão no comboio rumo a Hogwarts e surge um Dementor, Ron diz que sentiu uma tristeza profunda, como nunca tinha sentido antes. É isto que os Dementors fazem, retiram a alegria, a felicidade e os momentos felizes das pessoas, deixando-as num estado de infelicidade constante. E infelizmente se analisarmos a nossa sociedade nos dias de hoje, é fácil reparar que há muitas criaturas assim por aí, começando por exemplo nas redes sociais, que estão a tornar as pessoas cada vez mais individualistas, mais mesquinhas e menos capazes de dar a mão pelos outros. A verdade é que vivemos numa época em que estamos sempre ligados, mas provavelmente nunca estivemos tão desconectados de nós próprios como nos dias de hoje.
A solução para vencermos tudo aquilo que nos suga? Há duas opções.
A primeira: Fazer um detox à vida por exemplo, tal como vos falei neste post que escrevi em Setembro. Estando nós no final do ano, nada melhor do que aproveitar e no meio de todas as resoluções que ambicionamos para 2018, podemos começar por analisar tudo o que temos a mais na nossa vida e que já não nos serve. Tudo o que nos ocupa mais tempo do que podemos dar ou tudo aquilo que não nos completa. E aqui também entram pessoas. Porque não interessa ter muitas. A vida não pode ser de todo um perfil de Facebook ou de Instagram onde colecionamos pessoas que pouco sabem de nós. E às vezes faz bem fazer limpezas e deixar só as que nos fazem bem. Acaba por ser a nossa forma de fazer um “Espectum Patronum”, o encantamento poderoso que Remus Lupin ensinou a Harry Potter para que ele conseguisse vencer os Dementors.
A segunda: Fazer a minha poção da Imunidade com Açaí e Mirtilo.
Uma poção mágica, cheia de nutrientes do bem que vos irá não só, ajudar a manterem-se fortes, contra o frio e constipações que são responsáveis por vos sugar energias. Mas também é uma excelente poção para desintoxicarem o organismo dos excessos que possam ter havido nestes dias de festa em família. Ficaram curiosos? Então anotem bem a receita para poderem ir fazer magia para a vossa cozinha.
Poção da Imunidade de Açaí e Mirtilo
- 1 embalagem de açaí (comprei este)
- 70 grs de Mirtilos
- 120 ml de leite de amêndoa
- 1 colher de sopa de Imunomix da Shine
Como fazer
Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e bater até obter um smoothie consistente. Saborear sem pressas esta super poção.
Espero que tenham gostado tanto como nós das receitas que vos trouxemos com o Páginas Salteadas este ano e desejo-vos um maravilhoso Natal, junto de quem mais amam. Porque onde há amor e verdade nenhum Dementor se atreverá a entrar.
Deixo-vos abaixo as receitas que partilhei este ano.
Bolo de Iogurte com sabor a memórias de infância
Barras vegan e uma história de desapego
Vejam também o que as minhas parceiras partilharam este mês
Joana Clara – Às cavalitas do vento
Catarina Alves de Sousa – Joan of July
Andreia Moita – Andreia Moita Blog
Olívia
Adoro Harry Potter, Sou uma fã incondicional e gostei muito da tua comparação.
Um beijinho grande**
Vinte e Muitos
vânia duarte
Olíviamuito obrigada Olívia 🙂 beijinhos
Ana Beatriz
Parece delicioso!
Beijinhos ♥
vânia duarte
Ana Beatrizobrigada 🙂