Bolachas de dióspiro, limão e raspas de chocolate
E a última sexta-feira antes do Natal, chega ao blogue com uma deliciosa e improvável receita de Bolachas de dióspiro e limão. E porque é que lhe chamo improvável? Porque eu não gosto de dióspiro.
Ou melhor não gostei durante muitos anos, até que recentemente provei os dióspiros de roer e fiquei muito surpreendida com o sabor delicioso e bastante doce. Depois disso passei comprar regularmente esta fruta, até porque é a época dela e não há nada melhor para o nosso corpo – e carteira – do que consumir produtos da época.
Ora o que sempre me fez confusão no dióspiro era ele ser mole. Eu não gosto de comer nenhum tipo de fruta muito madura por isso sempre descartei o dióspiro porque não conhecia a versão de roer. Até que no fim de semana passado comecei a olhar para a minha despensa à procura de ingredientes para fazer umas bolachas para oferecer no Natal. Como já vos disse eu gosto de fazer pequenos mimos para oferecer à minha família. Partilhei com vocês a semana passada a minha Granola de Laranja e Canela que a Mariana do blogue It’s Ok já experimentou e aprovou, e decidi que ia fazer bolachas, porque tinha tudo o que precisava, mas faltava-me o ingrediente principal. Fui ao frigorífico e dei de caras com 4 dióspiros moles que me tinham dado para oferecer à minha mãe e pensei:
Porque não, fazer umas Bolachas de dióspiro?
A verdade é que é uma fruta bastante doce por isso nem deveria precisar de grandes adoçantes extra, e por isso decidi arriscar. Confesso que estava com medo, porque lá em casa, só eu é que como os dióspiros de roer, mas como isto da culinária consegue-se por tentativa e erro, avancei. Misturei os ingredientes que tinha à mão em casa, reduzi o dióspiro a polpa e quando o coloquei na massa e provei os meus olhos até arregalaram. Estava absolutamente incrível, juro-vos. Estava tão bom que dei por mim a ter de me controlar para não comer a massa às colheres.
Entretanto tinha comentado com o namorado que ia juntar laranja. E foi ele que sugeriu as raspas de limão para ser diferente, pois já tinha usado laranja na granola. E sim amigos e amigas, as raspas de limão ficaram aqui incrivelmente bem. Isso e as raspas de chocolate que juntei, antes de meter as bolachas de dióspiro no forno.
E o resultado destas Bolachas de dióspiro, foi tão bom que desapareceram.
Pois é, não há como negar, ficaram incrivelmente boas e não chegaram a segunda-feira. Porque lá em casa alguém tratou de as devorar. É bom sinal claro está, significa que estavam deliciosas e que vou ter de fazer mais, afinal de contas a ideia era oferecer algumas. Por isso, se estás a pensar oferecer um miminho personalizado a quem mais amas, experimenta esta receita. É simples e rápida de fazer. Coloca-as num frasco ou numa caixa e podes até fazer download das etiquetas que criei para ti aqui . Tenho a certeza que quem receber este presente vai ficar de coração cheio e estômago muito satisfeito.
Receita Bolachas de Dióspiro, limão e raspas chocolate
Ingredientes
- 2 dióspiros moles
- 2 cups de farinha de aveia (usei sem glúten)
- 1/2 cup de xarope de tâmara (podes usar o adoçante que quiseres)
- 1/2 cup de óleo de coco
- 1 ovo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de noz moscada
- raspas de 1 limão
- raspas de 2 quadrados de chocolate preto
Como fazer
- Começa por forrar 1 tabuleiro com papel vegetal e pré-aquece o forno a 180 graus.
- Tritura os dióspiros até obteres uma polpa.
- Numa tigela larga junta o óleo de coco, o xarope de tâmaras e o ovo. Bate tudo. Depois junta a polpa dos dióspiros e volta a bater.
- Adiciona de seguida a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e noz moscada. Bate novamente. Nesta altura a massa vai começar a ficar bastante consistente. Junta-lhe de seguida as raspas de limão e bate ligeiramente só para misturar com a massa.
- Retira com as mãos pequenas porções da massa, forma bolinhas e coloca no tabuleiro. Depois esmaga até obteres um formato mais redondo. A ideia não é ficarem perfeitas e não precisas de as separar muito porque elas não crescem.
- Depois de todas colocadas no tabuleiro, espalha com uma colher por cima da massa algumas raspas de chocolate.
- Leva ao forno entre 12 a 15 minutos ou até estarem douradinhas. Depois baixa a temperatura para 140 graus e cozinha durante mais 5 minutos.
- Retira do forno, deixa arrefecer e bom apetite
Nota
Eu uso estes cups para as minhas receitas, acho-os muito práticos. Mas se não tiveres, podes converter neste link cups para gramas.
Espero que gostes e Feliz Natal.
sonia rodrigues
uau eu adoro dióspiros por isso já fiquei fã desta receita. e as fotos estão mesmo muito bonitas.
vânia duarte
sonia rodriguesdepois se fizeres diz-me o que achaste 🙂
Ana Castro
eu odeio diospiros mas as bolachas tem super bom aspeto xD talvez faça para a minha família, são todos viciados em diospiros xD
beijinhos 🙂