7 sugestões de pequeno almoço saudável para toda a semana
Quem me segue pelo Instagram @vaniafromlollytaste, já reparou que os pequenos almoços são das coisas que mais partilho por lá. Não só porque é capaz de ser a minha refeição favorita de todo o dia (acho que a culpa é quase sempre de acordar esganada de fome), como dá-me imenso prazer preparar tudo com cuidado e procurar novas receitas e produtos para ir experimentando.
Há uns tempos uma amiga minha enviou-me uma mensagem por whats app a pedir-me ideias de pequeno almoço saudável . Estava cansada de comer panquecas todos os dias e não queria comer pão. E foi depois de lhe dar algumas sugestões que surgiu a ideia deste post. Vou ser-vos sincera, eu não sou anti pão de manhã muito pelo contrário, acho que há opções bem saudáveis que se podem escolher e a verdade é que um bom pão com queijo sabe-me pela vida.
Mas para ajudar não só a amiga mas também vos dar algumas ideias de como podem começar os vossos dias, deixo-vos 7 sugestões de pequeno almoço saudável para toda a semana. São receitas fáceis de fazer e muito saborosos. A partir daqui o céu é o limite e podem sempre ir fazendo com outros ingredientes 🙂
Waffles de aveia com despertar do buda de baunilha e maca e batido de banana, manga e laranja.
Waffles são a minha mais nova paixão. E hoje partilho estes que fiz no sábado de manhã e que ficaram perfeitos. Levaram 40gr de farinha de aveia, 10gr de despertar do buda de maca e baunilha, 1 ovo, 80 ml de leite vegetal de quinoa e arroz. Depois é só mexer tudo e colocar na máquina de waffles. O batido saiu directamente do livro da Samantha Mcmurray.
- Vê também a receita de Waffles de Tapioca
Ovos mexidos com pimenta cayenne, galettes de arroz e ameixa vermelha.
Eu sou viciada em ovos, como pelo menos um todos os dias e se por acaso estão a perguntarem-se pelo meu colesterol, garanto-vos que está maravilhoso. Gosto muito de comer ovos mexidos ou omelete a seguir a treinos mais puxados que tenha durante a semana, porque são um boost de proteína sem ter de recorrer a suplementação e deixam-me saciada durante imenso tempo, junto sempre um pouco de pimenta cayenne não só porque gosto do sabor como é um excelente ingrediente para acelerar o metabolismo naturalmente.
Costumo acompanhar com galettes de arroz ou milho e uma frutinha. E para quem já está com as mãos na cabeça a pensar oh meu deus tantos hidratos, não se preocupem até hoje não engordei 🙂
Papas de aveia, com proteína de cânhamo e despertar do buda de baunilha e maca.
As papas de aveia já são conhecidas de todos nós e caramba se não são a comida perfeita para esta época do ano. Simples e reconfortantes foram provavelmente das primeiras receitas saudáveis que publiquei aqui pelo blogue. Estas que surgem na imagem, seguem a mesma base das que já tinha partilhado em 2014 aqui no blogue. Mas adicionei uma colher de sopa do meu despertar do buda favorito, e uma colher de sopa de proteína de cânhamo, ingrediente este que seja em farinha ou em sementes uso quase sempre nos lanches e pequenos almoços para aumentar o aporte proteico nas minhas refeições. Depois é só adicionar uma frutinha e está feito.
Panquecas de aveia, linhaça e claras com ovo escalfado
As maravilhosas panquecas não podiam faltar claro está. Em 2013 partilhei com vocês esta a receita de panquecas de aveia com molho de iogurte, mas sem dúvida que a receita que mais uso é a que vos trago agora: 40 gr de aveia, 10gr de linhaça e 150 ml de claras, mexo tudo, coloco na frigideira e está feito. Gosto muito de usar as claras nas panquecas porque ficam muito mais suaves e leves do que com ovo inteiro. Depois coloco um pouco de mel para dar sabor e ao fim de semana gosto sempre de acompanhar também com um delicioso ovo escalfado.
Vê também estas sugestões
Crepioca com manteiga de amêndoa e banana
Já por várias vezes vos disse por aqui que não sou muito fã de comer a Tapioca no seu estado normal. Sinceramente não lhe acho mesmo grande piada. Mas se estivermos a falar de crepioca o caso muda de figura e eu perco mesmo a cabeça com isto. Partilhei há uns tempos a receita. É simples de fazer e adoro acima de tudo a sua versatilidade. Pois se lhe adicionarem um salmão fumado ou atum por exemplo ficam com uma óptima opção de almoço ou jantar. Eu gosto de a comer assim, acompanhada com manteiga de amêndoa e banana. É mesmo para mim a melhor combinação da galáxia.
- Vê a receita de crepioca
Despertar do buda de açai, banana e morango
Ando apaixonada pelos despertares do buda. O meu favorito é sem dúvida o de baunilha e maca mas este também é uma delicia. Os ingredientes são todos do bem e muito nutritivos. E a verdade é que um pequeno almoço destes deixa-me saciada durante horas.
A forma de fazer é muito simples, 4 colheres de sopa da mistura despertar do buda, 110ml de bebida vegetal ou água, misturam tudo muito bem durante algum tempo e depois é só adicionar uma fruta ao vosso gosto e está feito. Agora nesta altura de mais frio gosto muito de comer isto quente. Fica uma delicia e conforta corpo e alma.
Iogurte Grego com granola
Mais simples do que isto é impossível. E é a solução perfeita para quando não há tempo para grandes preparações. Mas querem evitar comer o primeiro disparate que vos aparece à frente. Eu sou fã do iogurte ligeiro do Lidl. Tenho sempre uns 4/5kg desse iorgurte cá por casa. E quanto à granola já sabem que o meu coração vai para a da Trinca. Há duas semanas partilhei com vocês um creme de iogurte com granola.
Hoje o que vos trago é ainda mais simples. 150gr de iogurte grego ligeiro, 3 colheres de sopa de granola, meia romã e uma colher de café de mel. Rápido, delicioso e acima de tudo saboroso.
- Vê também: Creme de Iogurte com Granola
Todas as fotos foram retiradas do meu instagram @vaniafromlollytaste, se gostaram não deixem de me seguir por lá.
Flicker
OMG!!!!! Todos os pequenos-almoços que puseste aqui sao deliciosos!!!! Apetece-me deitar varias vezes ao dia para tomar varios pequenos-almoços ehehehe 🙂
lollytasteblogvania
Flickerahahahhahaha bem pensado 🙂
Chocodependente
Adorei as dicas!!! Parecem todos apetitosos 😉
lollytasteblogvania
Chocodependentemuito obrigada 🙂
Olívia
Adorava tomar um pequeno almoço assim. Mas de manhã tenho tanta preguiça que não me apetece cozinhar nada.
Um beijinho grande*
vânia duarte
Olíviaé tudo uma questão de hábito minha querida 🙂