• Sobre mim
  • Yoga
  • Aulas de Yoga
  • Thai Massagem
  • Blog
  • Contacto

Vânia Duarte

19 Sep 2016
Corpo & Alma

Dá ouvidos ao teu corpo

A semana passada fiz uma pausa nos meus treinos.

Fui treinar na segunda feira com os Outsiders Gym, o relógio tocou e eu fiquei mais de 10 minutos na cama a pensar se ia ou não ia quando normalmente me levanto até bastante bem disposta, acabei por ir, treinei mas quando cheguei a casa senti um cansaço fora do comum. Fui trabalhar mas durante todo esse dia senti-me sem energia, cheguei a casa e quando comecei a preparar as marmitas para o dia a seguir percebi que precisava que o meu corpo precisava de descansar.

A verdade é que a morte do Pablo foi um momento muito violento psicologicamente para mim e que me afectou muito não só mentalmente mas também fisicamente como já referi aqui antes e está cientificamente provado que o excesso de stress acaba por provocar muita tensão no corpo e isso reflecte-se não só em cansaço acumulado como em dor física e estas últimas semanas acabaram por me deixar de rastos.

Quando percebi que o relógio tocava, eu não tinha forças para me levantar

E que as minhas noites de eram pautadas por um sono muito agitado, decidi que tinha de fazer uma pausa nos treinos e respeitar o meu corpo, não porque estivesse a treinar demasiado que não é o caso pois neste momento ao contrário de há uns meses só treino 1h por dia certinha, basicamente o meu corpo estava a ressentir-se de todo o stress que acumulei estas semanas devido à perda do Pablo e por isso tinha de abrandar.

E foi exactamente isso que fiz, parei durante toda a semana, procurei deitar-me cedo e dormir as horas suficientes, comi bem e não engordei nem regredi na minha forma física, muito pelo contrário comecei esta semana com uma energia renovada. Ter esta capacidade de ouvir o meu corpo por mim mesma, deixou-me de peito inchado e cheia de orgulho, porque me mostrou que aos poucos estou a retomar o equilíbrio que perdi no início do ano.

Porque há uns meses atrás parar para mim significaria uma de duas coisas:

Ou começava a dar em doida a restringir imenso a alimentação para compensar o facto de não estar a gastar calorias ou entrava numa onda de já que estava em baixo presenteava-me com comida para me animar e na próxima semana logo recomeçava tudo, e foram estas coisas que me levaram a voltar a ter compulsões.

Mas não foi isso que aconteceu agora e estou para lá de feliz, consegui ouvir o meu corpo dizer-me que precisava de uma pausa para tentar processar todos os acontecimentos deste mês e decidi dar descanso ao corpo, ao mesmo tempo que segui a minha alimentação normal, sem paranóias, sem medos de poder a vir engordar e sem excessos ou pensamentos compulsivos de “já que estou em pausa de exercício estou em pausa de alimentação”.

A verdade é que o exercício e a alimentação andam de mãos dadas e que um corpo são faz-se 70% de uma alimentação equilibrada e 30% de treino, portanto consegui sozinha ter a capacidade de perceber que não é por parar o treino durante um determinado tempo que vou estragar todo o meu progresso e que parar não significa soltar o grito do ipiranga e desatar a comer todo o corredor de bolachas do supermercado.

E são estas pequenas vitórias que me vão mostrando que apesar de ainda ter um longo percurso a percorrer estou mesmo no caminho certo e que aos poucos as coisas se estão a voltar a equilibrar.

 

2 Comments
Share

You May Also Like

35 coisas que fiz em 35 anos e um olá aos 36

September 23, 2021

Nem gorda nem magra

May 16, 2018

6 coisas que aprendi com isto de perder peso físico e emocional

December 20, 2017
  • Diogo Marques
    September 19, 2016

    O corpo precisa de descanso e para estarmos em forma é obrigatório! Não pode ser só treinar treinar treinar 😉
    –
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    –

    Reply
    • lollytasteblogvania
      Diogo Marques
      September 20, 2016

      é mesmo isso 🙂

      Reply

Leave a Comment Cancel Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Previous Post
Resolução para os últimos meses do ano
Next Post
Até ao fim: A Superação no Crossfit

Sou a Vânia e a minha missão é guiar-te através do Amor Próprio, do Yoga e da Thai Massagem para uma vida mais feliz e consciente, onde o que te define não são os números da balança ou a tua flexibilidade no tapete mas sim a capacidade de viveres na tua total verdade.

Compra os teus livros com o meu link de Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Basta clicares na imagem acima e fazeres as tuas compras normalmente. Não existe nenhum custo extra para ti e ajudas-me a comprar mais livros.

Surya Cristais – Loja Online

cristais da alma

Gostas de cristais? Tens curiosidade com o mundo cristalino e não sabes onde encontrar cristais de qualidade e extraídos em total respeito com a mãe natureza?

Visita o meu projecto Surya Cristais e deixa-te levar pela magia cristalina.

  • Home
  • Press & Media
  • Contacto

© 2010-2021 - Vânia Duarte - Todos os direitos reservados Site Powered by Pix & Hue.